Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, FORTALEZA, VARJOTA, Homem, de 56 a 65 anos, French, Spanish, Livros, Viagens
MSN -



Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 Link
 Evento
 Citação
 Avaliação
 Objeto de Desejo
 estante
 revistas
 curiosidades
 experimentos


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 PISO SALARIAL AGORA JÁ É REALIDADE
 UOL - O melhor conteúdo
 TELMOCIÊNCIAS
 BOL - E-mail grátis
 TELMOTAHAN
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
 o torto
 Blog de Attico Chassot
 Tecnocientista
 Luis Nassif
 Blog dos Quadrinhos
 Ciência em dia
 Blog desabafo Brasil
 CONTRAPAUTA
 INTERNETÓPOLIS, O IMPERDÍVEL


 
TELMOQUÍMICA - SEU ALMANAQUE ELETRÔNICO


Estudo liga deficiência de ácido fólico à demência

Deficiência da vitamina pode ser sintoma ou causa de demência.

Pessoas com deficiência de ácido fólico - uma forma de vitamina B encontrada principalmente em vegetais de folhas verdes - têm três vezes e meia mais chances de apresentar demência, sugere um estudo publicado na revista especializada Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry.

O estudo liderado pela Escola de Medicina da Universidade Nacional Chonnam, em Gwangju, na Coréia do Sul, acompanhou 518 idosos por dois anos.

 

Segundo os pesquisadores, cerca de 3,5% dos idosos apresentavam deficiência de ácido fólico no início do estudo. Ao fim, eles tinham probabilidade 3,5 vezes maior de ter desenvolvido demência do que os outros.

 

O governo britânico atualmente considera a hipótese de adicionar a vitamina a pães e farinha. O ácido fólico já é recomendado para mulheres grávidas para ajudar a evitar deficiências na espinha de fetos, mas cada vez mais pesquisas sugerem que a vitamina também ajudaria a combater a demência.

 

Os pesquisadores, no entanto, não sabem se os baixos níveis de ácido fólico encontrados nos idosos seriam a causa ou apenas um sintoma da demência.

 

Já há outros estudos relacionando os níveis de ácido fólico ao Mal de Alzheimer, mas sua deficiência também poderia ser um sintoma da doença.

 

  Mudança de vida

Os autores do estudo afirmam que "as mudanças nos micronutrientes podem estar ligadas a outros sinais típicos que precedem a demência, como a perda de peso e a pressão baixa".

 

"Enquanto é pouco provável que o emagrecimento altere os micronutrientes no sangue, ele pode indicar mudanças na dieta e na qualidade dos alimentos ingeridos."

 

No grupo analisado, a demência era mais comum entre as pessoas mais velhas, com nível de educação relativamente baixo e inativas, segundo os pesquisadores.

 

Clive Ballard, diretor de pesquisas do instituto britânico Alzheimer's Society, disse que o estudo "é mais um exemplo de por que é tão crucial para as pessoas levarem um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada rica em vitaminas B e antioxidantes".

 

Mas ele alerta: "Os benefícios potenciais para evitar ou tratar a demência só podem ser totalmente verificados com um rigoroso teste clínico, já que a possível confusão com fatores do estilo de vida e mudanças no estilo de vida nos estágios iniciais da demência podem levar a resultados enganosos."

 

Comentário do blog:

Quer saber mais sobre radicais livres e antioxidantes leia o livro indicado nas postagem anterior: Vaidade, Virilidade eVitalidade.  



Escrito por gtelmo às 14h37
[] [envie esta mensagem] [ ]



ESTANTE

VAIDADE, VIRILIDADE E VITALIDADE CIENCIA POR TRAS DOS PRODUTOS QUE VOCE ADORA COMPRAR
Autor: 
EMSLEY, JOHN
Editora: JORGE ZAHAR
Assunto: QUÍMICA

Como escolher o filtro solar adequado à sua pele? O Viagra traz algum risco para a saúde? E os cremes anti-rugas? Realmente cumprem o que está prometido nos rótulos? Nesse livro, o químico inglês John Emsley responde a essas e a muitas outras questões, ao revelar os benefícios e malefícios de cerca de 30 substâncias químicas com as quais lidamos todos os dias. Batons, gorduras saturadas, vitamina C e fraldas descartáveis fazem parte da variada lista de produtos e temas que Emsley analisa em 'Vaidade, vitalidade, virilidade', livro que pode ser consultado por tópicos ou lido do início ao fim. Em um prosa livre de jargões técnicos, o autor debate a idéia, bastante difundida pela mídia, de que os produtos da indústria química fazem mal, enquanto os recursos da natureza seriam bons em si mesmos. Com isso, desmistifica certos preconceitos, ao mesmo tempo em que faz deste livro um guia útil e de fácil compreensão para os leitores curiosos e todos os interessados no tema.

Comentário do blog:

para quem gosta de Química do Cotidiano, eis aí um excelente livro. Caro? Vale cada real pago!!!



Escrito por gtelmo às 14h29
[] [envie esta mensagem] [ ]



SCIENTIFIC AMERICAN

GRANDES IDÉIAS
Perspectivas para a Energia Solar

Por Ken Zweibel, James Mason e Vasilis Fthenakis
No ano de 2050, a energia solar poderá decretar o fim da dependência do petróleo e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Potencialidades do Brasil
Por José Goldemberg
Eletricidade com uso de células fotovoltaicas ainda não é muito eficiente, mas aquecimento de água está bem disseminado e energia eólica se desenvolve.

MEDICINA
Domar Vasos, Estratégia Para Combater o Câncer

Por Rakesh K. Jain
Colocar em ordem os caóticos vasos sangüíneos de um tumor pode ser uma oportunidade para atacá-lo. Surpreendentemente, as drogas capazes de destruir a vasculatura podem fazer os reparos e ajudar a reverter as condições que provocam doenças cardiovasculares e cegueira.

SAÚDE PÚBLICA
Controvérsias Sobre o Flúor

Por Dan Fagin
Pesquisas recentes sugerem que o tratamento da cárie com fluoreto em excesso pode ser perigoso.

FISIOLOGIA
O Refinado Instrumento Humano

Por Ingo R. Titze
A julgar pelo tamanho, nosso sistema fonador não surpreende como instrumento musical. Mas como os cantores conseguem produzir sons tão fascinantes?

CIÊNCIAS DA TERRA
Migração de Plumas

Por John A. Tarduno
Considerados fontes fixas de material pastoso no interior do planeta, hotspots ganham movimento e integram deslocamento de placas.

ENGENHARIA
Nano-engenhos com Autogeradores

Por Zhong Lin Wang
Máquinas nanométricas necessitam de fontes de energia ainda menores.

CIÊNCIA APLICADA
Células Sangüíneas à Venda

Por Emily Harrison
Um banco de sangue é muito mais que um simples embalador.

NEUROCIRURGIA
Estimulação Cerebral Profunda, Realidade por Trás da Ficção

Por Edson Amâncio
Implante de eletrodos tem sucesso no tratamento de depressão refratária.

PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Artigos Científicos e Atropelos Éticos

Por Marco Antonio A. Carneiro, Silvia Dantas Cangussú e G. Wilson Fernandes
Critérios não suficientemente claros, além de abusos por parte de alguns pesquisadores, distorcem autoria de publicações, com prejuízos que vêm sendo sistematicamente desconsiderados.

SEÇÕES

Ponto de vista

Cartas

Memória

BLOCO DE NOTAS

- Vida nova para a terapia gênica
- Sal enriquecido com ferro e vitaminas
- Estrela de nêutrons bizarra
- Gene da linguagem
- Fluxo do tempo
- Hienas aliadas

O que aconteceu com...

Perfil: Richard Wrangham

Nossos ancestrais hominídeos nunca poderiam ter comido alimentos crus em quantidade suficiente para criar nosso cérebro, grande e faminto de calorias, ele afirma. O segredo da evolução, diz, é o cozimento.

Comentário do blog:

Essa é realamente uma revista de divulgação científica. No início havia sérios problemas na sua distriubuição. Agora está nas bancas antes do início de cada mês. Quanto às matérias são bem selecionadas e apresentam densidade. Merece nota cinco. Imperdível

 



Escrito por gtelmo às 14h13
[] [envie esta mensagem] [ ]



Como nasce a moral − Segundo novos estudos, o senso de justiça e a compaixão não vêm da educação ou da religião, mas podem ser fruto da seleção natural e da evolução humana

RELIGIÃO

CULT

HORIZONTES

REPORTAGENS

POR DENTRO

  • Cozinha de alta gastronomia − Método de produção dos chefs e equipamentos ajudam a entender – em parte – por que os restaurantes sofisticados cobram o olho da cara

OS 10+

CONSUMO

SEM DÚVIDA

  • Pergunte que a Galileu responde

EURECA

PEREGRINO

ENTER+

Comentário do blog: O tema recorrente dessas revistas informação e curiosidades tem sido a religião. Parece às vezes que está faltando assunto científico para ser explorado. Mas, a edição do mês de Galileu está um pouquinho melhor que a concorrente e merece nota cinco.



Escrito por gtelmo às 13h56
[] [envie esta mensagem] [ ]



SUPERINTERESSANTE

super edição 249 - fev/008

http://super.abril.com.br/

ESSENCIAL

Ser (um pouco) porcalhão faz bem para a saúde. 

SUPERPAPO

Intelectual negro americano desce a lenha na cultura hip-hop

CIÊNCIA

Pacu é soda!

O palavrão é uma das mais antigas formas de comunicação – e resiste à boa educação justamente por ser uma das mais eficazes.

SUPERRESPOSTAS

Como se forma a remela?

COMPORTAMENTO

Da Antiguidade à globalização, uma breve história da labuta 

COMPORTAMENTO

Dá pra ser feliz no trabalho?

Sim, as duas coisas podem andar juntas. Ou não: às vezes é melhor encarar a chatice do trabalho com resignação e ser feliz no resto.

TECNOLOGIA

Hackers do bem

Especialistas em encontrar brechas para invadir sistemas de computadores, eles agora trabalham em empresas e até para a polícia.

CULTURA

Dicionário de filosofia

Um nova hermenêutica sem epistemologia tautológica... Não, não estamos falando de palavrão outra vez. Agora nós vamos (finalmente) entender esse rolo.

ZOOM

Em feverê...

...tem Carná! Veja como gente de todo o mundo põe o bloco na rua e cai na folia.

CAPA

Jerusalém, a cidade mais importante do mundo

Judeus, árabes, turcos, cruzados, bizantinos, romanos, gregos, babilônios, egípcios, cananeus... Por que essa cidade foi (e é) disputada por tanta gente?

 

SUPERNOVAS

Aquecimento global pode mudar tudo no mundo dos vinhos.

 

SUPERNOVAS

O Brasil ganha alguma coisa em ser sede da Copa do Mundo?

 

SUPERFETICHE

Best sellers que respeitam a sua inteligência e valem a pena ser lidos.

 

SUPERPÔSTER

O mapa-múndi da internet

 

SUPERTECH

A incrível guitarra que se afina sozinha.
Comentário do blog:
Está fraquinha. Só merece nota quatro. 


Escrito por gtelmo às 13h34
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]