Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, FORTALEZA, VARJOTA, Homem, de 56 a 65 anos, French, Spanish, Livros, Viagens
MSN -



Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 Link
 Evento
 Citação
 Avaliação
 Objeto de Desejo
 estante
 revistas
 curiosidades
 experimentos


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 PISO SALARIAL AGORA JÁ É REALIDADE
 UOL - O melhor conteúdo
 TELMOCIÊNCIAS
 BOL - E-mail grátis
 TELMOTAHAN
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
 o torto
 Blog de Attico Chassot
 Tecnocientista
 Luis Nassif
 Blog dos Quadrinhos
 Ciência em dia
 Blog desabafo Brasil
 CONTRAPAUTA
 INTERNETÓPOLIS, O IMPERDÍVEL


 
TELMOQUÍMICA - SEU ALMANAQUE ELETRÔNICO


"REGRAS DO JOGO DE XADREZ"

Autor: DENISE RAMOS MOREIRA

Quando: 28/08/2007

O xadrez é uma prática que vem se popularizando há algum tempo e com isso cada vez mais homens e mulheres tornam-se adeptos a esse jogo que simula uma batalha entre reinos. Não há restrições para se jogar xadrez, a única exigência é gostar de pensar. Nesta edição do blog você irá aprender como se dá os primeiros passos de um jogo de xadrez, desde a posição inicial até o final da partida. Aprendam como é o movimento de cada peça, quem inicia o jogo, qual a posição certa do tabuleiro, enfim, as informações necessárias para você já sair jogando. Espero que as pessoas que não conheciam o xadrez se tornem novos “companheiros de batalha” e apreciem as maravilhas desse jogo que é esporte, arte e lazer. Objetivo O objetivo final é capturar o rei adversário. Preparação: Cada jogador começa com 16 peças, dispostas na primeira linha na seguinte seqüência: torre, cavalo, bispo, rei e dama (a dama na casa da sua cor), bispo, cavalo e torre. Na segunda linha 8 peões. Note que a torre da direita deve estar em uma casa branca. As brancas começam. A posição inicial das peças no tabuleiro é a seguinte

Como Jogar

A cada vez um jogador faz um movimento. As peças têm movimentação diferenciada, o que faz com que tenham valores diferentes. Veja em resumo como se comportam as peças:

·       Rei - é a peça mais valiosa pois se capturado a partida termina. O rei pode mover-se de duas formas: indo para qualquer casa adjacente não atacada por uma ou mais peças adversárias ou ‘rocando’. Este é um lance do rei com qualquer das torres de mesma cor situada na mesma fileira e é considerado como um lance de rei apenas. Ele é executado como a seguir: o rei é transferido de sua casa original a duas casas em direção à torre e, então, a torre é transferida sobre o rei para a casa qual o rei acaba de atravessar, mas para isso é preciso que nem o rei nem a torre tenham ainda se movido. Além disso, é proibido fazer roque quando se está em cheque.

·       Dama – é a peça mais poderosa; pode ir para qualquer direção (vertical, horizontal ou diagonal).

·       Torre – movimenta-se quantas casas quiser na horizontal ou na vertical.

·       Bispo – movimenta-se na diagonal.

·       Cavalo – movimenta-se uma casa na diagonal e uma casa na horizontal ou vertical, afastando-se do ponto de que partiu; é a única peça que pode pular outras no seu caminho, costumamos dizer que o cavalo movimenta-se em “forma de L”.

·       Peão – movimenta-se uma casa para frente (da posição inicial pode avançar duas casas de uma vez); captura avançando uma casa na diagonal (é a única peça cujo movimento na captura é diferente do movimento normal); nunca pode recuar; se chegar até a última casa de uma fila é promovido a qualquer outra peça (só não um rei)

 

Final de Partida

Se um jogador der xeque-mate no outro, ele vence. Se um jogador não puder mover nenhuma peça, mas não estiver em xeque, a partida é considerada empatada. Se um jogador não tiver material suficiente para dar xeque-mate no outro (pelo menos uma dama ou uma torre ou dois bispos ou um bispo e um cavalo ou um peão, que possa ser promovido), também é empate. Ainda é possível que, em qualquer momento do jogo, os dois jogadores de comum acordo considerem a partida como empatada. Um jogador que achar que não tem mais chance, pode abandonar a partida, dando a vitória ao adversário.

 Uma curiosidade: o Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.

(*) Denise Ramos Moreira á aluna do curso de Química da UECE



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 19h49
[] [envie esta mensagem] [ ]



OS ÁTOMOS TAMBÉM AMAM

http://www.estantevirtual.com.br

Do prefácio, escrito pelo autor podemos retirar a seguinte apresentação:

"Quanta pretensão dirão alguns. Este autor é um sarro dirão outros. É melhor ignorá-lo, isso passa, dirão terceiros. E espero qu fique só nisso. A crítica é claro. Na realidade, nem eu sei o que escrevi. Não sei se é um conto, uma série de crônicas, uma mensagem de amor, ou mesmo uma teoria. E se for uma teoria, estará acabada? Parece-me que não..." Imagine, caro leitor, um livrinho delicioso para um tema tão complexo. Pois é o autor foi feliz até no título instigante.

Quem é Alberto Mesquita Filho? A época em que o livro foi publicado (por volta dse 1989) o autor era professor de Biofísica e Bioquímica das Faculdades São Judas Tadeu e -diretor da Faculdade de Engenharia industrial Elétrica São Judas Tadeu de São Paulo. Esse livro é citado em vários artigos cientificos da revista Química Nova. Foi lá que ele foi encontrado por uma de nossas orientandas.

O livro está esgotado mas, se você correr vai encontrar um exemplar a venda na Estante Virtual a preço de banana Corra!!! 

Classificação:

Buscar na Web "OS ÁTOMOS TAMBÉM AMAM"



Categoria: Avaliação
Escrito por gtelmo às 00h22
[] [envie esta mensagem] [ ]



BANCA DE REVISTAS

http://revistagalileu.globo.com/

SUMÁRIO

CAPA

Falha nossa Não tenha dúvidas: a supermáquina que carregamos em nossas caixas cranianas é muito mais poderosa que qualquer computador. O problema é que ela também vive dando pau. Saiba o que a ciência pode fazer para impedir erros humanos e novas catástrofes.

HORIZONTES

REPORTAGENS

POR DENTRO

OS 10+

CONSUMO

SEM DÚVIDA

EURECA

PEREGRINO

ENTER+

  • Viagem ao passado Missão da Nasa vai estudar vestígios da formação do nosso sistema, que ocorreu há mais de 4 bilhões de anos
  • Será que ela é? Roedora que perdeu capacidade de captar feromônios passou a agir feito macho
  • Blogueiro profissional Criador da rede de páginas pessoais Interney largou o emprego e hoje vive de blogar
  • 3 Mundos Não perturbe!
  • Geladeira liberada Nossa repórter experimenta um método de emagrecimento sem fechar a b

    Categoria: Avaliação
    Escrito por gtelmo às 23h45
    [] [envie esta mensagem] [ ]



    SUPERINTERESSANTE

     Em primeira mão a revista de setembro

    SUPER PAPO

    Patrick Moore

    Depois de fundar o Greenpeace, ele virou a casaca.

    SUPERNOVAS

    Conheça a primeira usina movida a espelhos.

    SUPERNOVAS

    O avião particular de US$ 475 milhões.

    SUPERNOVAS

    Sustentabilidade

    Algas microscópicas podem ser o combustível número 1 do planeta.

    SUPER RESPOSTAS

    Qual a melhor universidade do mundo?

    SUPER RESPOSTAS

    Que raio é carvão limpo?

    SUPER RESPOSTAS

    Quem foi o pai do Osama Bin Laden.

    SUPER RESPOSTAS

    História da comida

    SUPERFETICHE

    O tempo é a chave dos mistérios de Lost.

    Livros

    Para a biologia, ninguém é fiel.

    SUPERMANUAL

    CAPA

    Auschwitz

    Descubra como os nazistas transformaram o campo de concentração na indústria mais eficiente da história.

    REPORTAGEM

    Gato Oscar

    Como explicar a habilidade de um gato que previu a morte de 25 pessoas?

    http://super.abril.com.br

    Classificação:

    Buscar na Web "SUPERINTERESSANTE"

    Comentário do blog: Bastou que a Scientific American antecipasse o lançamento de sua publicação para que as revistas de informação SUPERINTERESSANTE e GALILEU acordassem e fizessem o mesmo. Isso se chama concorrência. De qualquer modo valeu.



    Categoria: Avaliação
    Escrito por gtelmo às 23h44
    [] [envie esta mensagem] [ ]



    NIVER DA ANDREA

    Veja as fotos do aniversário da querida monitora

      Na seqüência de fotos vemos os estudantes de química geral, no laboratório, durante a homenagem a Andrea e o prof. Gilberto Telmo com os monitores Andrea e Anderson Rafael.Nossa eterna gratidão a esses monitores pela competência, a dedicação  e a disponibilidade sempre demonstrada no desempenho de suas funções. Um grande abraço



    Categoria: Objeto de Desejo
    Escrito por gtelmo às 23h43
    [] [envie esta mensagem] [ ]




    [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]