Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, FORTALEZA, VARJOTA, Homem, de 56 a 65 anos, French, Spanish, Livros, Viagens
MSN -



Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 Link
 Evento
 Citação
 Avaliação
 Objeto de Desejo
 estante
 revistas
 curiosidades
 experimentos


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 PISO SALARIAL AGORA JÁ É REALIDADE
 UOL - O melhor conteúdo
 TELMOCIÊNCIAS
 BOL - E-mail grátis
 TELMOTAHAN
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
 o torto
 Blog de Attico Chassot
 Tecnocientista
 Luis Nassif
 Blog dos Quadrinhos
 Ciência em dia
 Blog desabafo Brasil
 CONTRAPAUTA
 INTERNETÓPOLIS, O IMPERDÍVEL


 
TELMOQUÍMICA - SEU ALMANAQUE ELETRÔNICO


CONHECENDO O CANADÁ

Classificação:

Valor médio: NÃO TEM PREÇO

ENQUANTO VOCÊ AGUARDA VEJA ESTAS BELAS FOTOS DO CANADÁ

1.Parlamento (Ottawa) 2. Cidade de Quebec 3. Niagara Falls 4. Cidade Subterrânea (Montreal)



Categoria: Objeto de Desejo
Escrito por gtelmo às 21h35
[] [envie esta mensagem] [ ]



"CAPA"

 Os loucos abrem os caminhos que mais tarde serão percorridos  pelos  sábios"

(C. Dossi, escritor italiano, 1849-1910)

 Admiremos e respeitemos os loucos!!!



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 21h54
[] [envie esta mensagem] [ ]



"EDITORIAL"

Quando: 26/02/2007

Nesta semana estamos ainda trazendo o debate sobre o bárbaro assassinato do garoto João Hélio que suscitou matérias polêmicas e radicais como o artigo do prof. Renato Janine e também as reações de Elio Gaspari, Andrea Lombardi e Olgária Matos e Reanto Mezan. Não nos cabe emitir juízo de valor. A nossa intenção é transformar o blog em um espaço de debate de questões da ciência da cultura e também de defesa da cidadania.

E, nesse contexto, também vale tratar do tema AMAZONIA em boa hora lembrado pela CNBB para a Campanha da Fraternidade de 2007. Trazemos à discussão artigos de Hélio Jaguaribe (“O PONTO”) e de Marcelo Leite (“O CONTRAPONTO”) . A partir de agora cada vez mais devemos trabalhar na construção de um blog cidadão sem abandonar as colunas tradicionais de resenhas de livros e indicações de periódicos. As variedades permanecerão em menor escala. Humor e curiosidades farão parte do conteúdo de um novo blog que já está no ar, na sua edição experimental. É o blog INFOCIÊNCIAS E CULTURA. Seu endereço é: http://infocienciascultura.blogspot.com Boa semana!



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 21h38
[] [envie esta mensagem] [ ]



"DESAFIO DO BLOG"

OLHA EU AQUI OUTRA VEZ...

Autor: http://telmoquimica.zip.net

 Quem sou eu?

Foi casada com um cientista e, apesar de não ser reconhecida como tal, também contribuiu imensamente para o progresso da ciência, traduzindo livros para a pesquisa de seu marido, desenhando equipamentos de laboratório e publicando sua obra prima e sua memórias.

Responda:

1. Seu nome completo?

2. Nome de seu marido?

3. Título de sua obra prima

4. Nome e profissão de seu segundo marido?

O único ganhador será aquele que responder primeiro e de maneira completa as 4 perguntas. O prazo se encerra quinta-feira as 22:00 horas.

Prêmio: Aquele estranho dia que nunca chega de Luis Fernando Veríssimo

 



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 21h01
[] [envie esta mensagem] [ ]



"O PONTO"

Buscar na Web "HELIO JAGUARIBE"

Quando: 19/02/2007

A perda da Amazônia

HELIO JAGUARIBE

Nada é comparável ao absoluto abandono a que está sujeita a Amazônia. O que ocorre nessa área, 59% do território, é inacreditável NUM PAÍS como o Brasil, marcado por amplas e lamentáveis incúrias de parte do poder público, nada é comparável ao absoluto abandono a que está sujeita a Amazônia. O que está ocorrendo nessa área, que representa 59% do território, é simplesmente inacreditável. Por meio de uma multiplicidade de processos, a Amazônia está sendo submetida a acelerada desnacionalização, em que se conjugam ameaçadores projetos por parte de grandes potências para sua formal internacionalização com insensatas concessões de áreas gigantescas -correspondentes, no conjunto, a cerca de 13% do território nacional- a uma ínfima população de algo como 200 mil índios.

HELIO JAGUARIBE , 83, sociólogo, é decano emérito do Instituto de Estudos Políticos e Sociais (RJ), membro da Academia Brasileira de Letras e autor de, entre outras obras, "Brasil: Alternativas e Saídas".

Leia a matéria completa em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1902200708.htm

Comentário do blog: participe desse debate. Leia o artigo completo de Hélio Jaguaribe e depois confronte-o com o artigo abaixo de Marcelo Leite. O tema é palpitante e atual e o debate é oportuno.



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 20h30
[] [envie esta mensagem] [ ]



"O CONTRAPONTO"

Buscar na Web "Marcelo Leite"

Quando: 26/02/2007

Bobagens amazônicas, artigo de Marcelo Leite

JC e-mail 3210, de 26 de Fevereiro de 2007.

Sem dar exemplos, Helio Jaguaribe dá curso a teoria da conspiração.

Ainda que publicado por esta “Folha de SP” na segunda-feira de Carnaval, o artigo "A perda da Amazônia", do sociólogo Helio Jaguaribe, não pode e não deve ser tomado sob o prisma da derrisão. Intelectual respeitado, membro da Academia Brasileira de Letras, secretário (ministro) de C&T durante o governo Collor, Jaguaribe tem muitos ouvintes. Entre eles, os da Rede CBN de rádio, que o entrevistou em seguida. Jaguaribe afirma que 59% do território nacional estão em "absoluto abandono". Para o "decano emérito do Instituto de Estudos Políticos e Sociais", ocorre ali uma "acelerada desnacionalização, em que se conjugam ameaçadores projetos por parte de grandes potências para sua formal internacionalização com insensatas concessões de áreas gigantescas por parte do governo – correspondentes, no conjunto, a cerca de 13% do território nacional – a uma ínfima população de algo como 200 mil índios". Sem citar um só exemplo concreto, Jaguaribe dá curso a uma teoria conspiratória de fundo militar-nacionalista. Para ele, organizações religiosas – ingenuamente, no caso da Igreja Católica, ou interessadamente, no caso de missionários protestantes estrangeiros – trabalham com o objetivo de "criar condições para a formação de ‘nações indígenas’ e proclamar, subseqüentemente, sua independência – com o apoio americano". De um intelectual de seu porte no campo das humanidades, seria de esperar que citasse também algum colega antropólogo em apoio à tese, não só o "Jornal do Brasil" e a Abin, Agência Brasileira de Inteligência (que não se perca pelo nome).

Leia o artigo completo em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=44806

Marcelo Leite (cienciaemdia@uol.com.br) é doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, autor do livro paradidático "Amazônia, Terra com Futuro" (Editora Ática) e responsável pelo blog Ciência em Dia (http://www.cienciaemdia.zip.net). Artigo publicado no caderno  "Mais" da "Folha de SP" 

Comentário do blog: essa polêmica promete. Acompanha pela Folha on Line



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 20h28
[] [envie esta mensagem] [ ]




ÚLTIMA HORA

 

27/02/2007 - 08h06

Deputado mobiliza religiosos a favor da transposição do rio São Francisco

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

O
deputado federal comunista, Chico Lopes (PC do B-CE), está tentando mobilizar uma frente de religiosos nordestinos em defesa da transposição do rio São Francisco.

A mobilização é uma tentativa de resposta às ações de d. Luiz Cappio, bispo de Barra (BA), que já fez greve de fome e hoje é tido como uma das principais lideranças contrárias à obra.

A estratégia, tanto do grupo favorável à transposição como do grupo contrário, é usar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a defesa da Amazônia, para legitimar seu discurso.

"Quando a CNBB fala da Amazônia, fala de água, de vida, e o São Francisco também é água, também é vida", disse ontem à tarde o deputado, logo após discursar em plenário sobre o assunto.

Comentário do blog: essa é uma causa nobre e de grande importância para o Nordeste. Vamos apoiar o Chico Lopes.

Leia mais em:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u89797.shtml

 


 

 



Escrito por gtelmo às 23h26
[] [envie esta mensagem] [ ]



"PREOCUPAÇÂO COM O USO ABUSIVO DE GAMES NO COMPUTADOR"

Autor: Bill Gates

Buscar na Web "Bill Gates"

Quando: 25/02/2007

Bill Gates limita el uso de la computadora a sus hijos

http://www.lanacion.com.ar/tecnologia/nota.asp?nota_id=885480

Cómo el líder de Microsoft y su esposa vigilan la actividad de sus chicos frente a la pantalla OTTAWA (Reuters) - Que seas la hija de Bill Gates no significa que puedas jugar todo el día con la computadora. El fundador de Microsoft ha asegurado que su hija mayor, de 10 años, no empezó a usar una computadora con acceso a Internet hasta este año, cuando entró en un colegio donde los estudiantes usaban una para casi todo. "Se volvió muy ansiosa y descubrió muchos videojuegos, incluyendo uno para la Xbox 360 llamado Viva Piñata, con el que puedes cuidar tu jardín", dijo durante una conferencia de negocios en Ottawa. "Podía pasarse dos o tres horas al día con el Viva Piñata, porque es atractivo y divertido", explicó Gates. El multimillonario dijo que él y su mujer, Melinda, decidieron limitar a 45 minutos diarios el tiempo que la niña pasaba delante de la pantalla para jugar, y a una hora el fin de semana, además del que necesitase para hacer las tareas del colegio.

Comentário do blog: o uso do computador por crianças e adolescentes deve ser disciplinado pelos pais. Nada mais nocivo que o desperdicio de tempo na utilização de jogos que ao invés de estimular a criatividade, acomodam e tornam-se apenas instrumentos de alienação.A preocupação registrada no La Nación parte do principal executivo da maior empresa de informática do mundo. Imagine como é grave o problema.



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 23h07
[] [envie esta mensagem] [ ]



"INFORMAÇÔES CIENTÍFICAS"

Autor: La Recherche

Buscar na Web "La Recherche"

Quando: 09/02/2007

SAPIENS 

Jeunesse et alcool (09/02/07) 

La consommation d’alcool à un âge précoce semble entraîner une diminution de la matière grise (les neurones) dans plusieurs zones cérébrales. C’est ce que révèle une étude en imagerie cérébrale réalisée in vivo, de 2003 à 2006, auprès de 31 hommes âgés de 30 à 50 ans, consommant en moyenne l’équivalent de 2 litres de vin par jour et socialement bien insérés. L’imagerie confirme d’abord que l’alcoolisme provoque bien des modifications anatomiques du cerveau : une diminution de la matière grise pouvant aller jusqu’à 20% dans les régions frontales et une altération plus diffuse de la matière blanche (les connections entre les régions du cerveau), notamment dans le corps calleux qui relie les deux hémisphères. Elle révèle ensuite que l’âge du premier contact avec l’alcool est déterminant : plus cet âge est précoce, plus la matière grise est atteinte notamment dans les régions préfrontales dont la maturation ne finit qu’à la fin de l’adolescence. S. Chanraud et al., Neuropsychopharmacology, doi :101038/sjnpp.1301219, 2006

Comentário do blog: na França como no Brasil a preocupação com o consumo do álcool está na órdem do dia mas, de acordo com o artigo, por conta das seqüelas que podem acarretar para o cérebro humano.Leia o artigo inteiro no site de La Recherche, uma excelente publicação científica francesa encontrada no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

MATIERE 

Molécules en quarantaine (09/02/07) 

Lors d’une réaction chimique, des composés intermédiaires sont souvent créés, trop fugaces, toutefois, pour être facilement observés. Une équipe de l’université de Californie a mis au point des cages moléculaires permettant d’isoler et d’étudier les intermédiaires réactionnels qui se forment dans un milieu liquide très réactif. Elles ont été testées avec succès pour piéger les ions iminiums qui résultent d’une réaction entre des hydrocarbures et des composés azotés. De forme pyramidale, ces cages s’assemblent spontanément à partir de molécules organiques et des ions gallium présents dans la solution. V. Dong et al., JACS, 128, 14464, 2006.

Comentário do blog: importante observação sobre os compostos intermediários da reações químicas pesquisados na Universidade da California.Vale a pena conferir



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 22h52
[] [envie esta mensagem] [ ]



"EDUCAÇÃO"

Autor: Folha de São Paulo

Buscar na Web "Folha de São Paulo"

Brasil desperdiça 30% dos alimentos que produz, diz ONG

Folha On Line -  24/02/2007 - 18h44 http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u132246.shtml

Cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil vão parar no lixo, sem qualquer chance de aproveitamento. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Associação Prato Cheio, que visa combater ao mesmo tempo a fome e o desperdício de alimentos nos centros urbanos. A pesquisa da entidade sem fins lucrativos apontou que problemas no manuseio de frutas, verduras e legumes durante a colheita e o transporte são as principais causas do desperdício. No centro da discussão está a falta de treinamento da mão-de-obra. Segundo Miriam Ferrari, gerente-geral da ONG, o processo de perda de produtos tem início logo após a colheita, na zona rural. Muitos alimentos são encaixotados sem cuidado e em recipientes não apropriados. "Ninguém está preocupado em aperfeiçoar esse serviço e, quando [o alimento] chega às cidades, as caixas são jogadas. Os alimentos são tratados de qualquer forma e, por isso, ficam amassados e danificados", afirma Miriam. A ONG Prato Cheio atende 29 instituições. Os alimentos doados são avaliados por um nutricionista, que supervisiona a qualidade dos produtos para o consumo. Segundo Miriam, isso assegura doações, principalmente, de comerciantes. "Eles ficam inseguros por conta de uma lei que aponta o comerciante como responsável por qualquer dano causado a pessoa que comer alguma comida e passar mal", ressalta a gerente da entidade. Um projeto de lei conhecido por Estatuto do Bom Samaritano, que aguarda votação no Congresso Nacional, tem como proposta transferir a responsabilidade civil e criminal dos doadores para as entidades beneficiadas. Com Agência Brasil.

Comentário do blog: há pouco tempo a imprensa divulgou que algumas toneladas de batata estavam sendo jogadas fora pelo produtores por conta do baixo preço de venda. Realmente este é um país de constrastes e contradições. Desperdiça alimentos enquanto os desvalidos passam fome...

 



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 22h40
[] [envie esta mensagem] [ ]



""BARBÁRIE 2""

Autor: Renato Janine Ribeiro

Buscar na Web "Renato Janine Ribeiro"

Quando: 18/02/2007

O brutal assassinato do garoto João Hélio no Rio de Janeiro provocou inúmeras reações de intelectuais na imprensa. Pinçamos algumas frases do artigo do prof. Renato Janine Ribeiro publicadas no caderno Mais da Folha de São Paulo em 18/02/2007: 1.Se não defendo a pena de morte contra os assassinos, é apenas porque acho que é pouco. 2.Não paro de pensar que deveriam ter uma morte hedionda, como a que infligiram ao pobre menino. 3.Imagino suplícios medievais, aqueles cuja arte consistia em prolongar ao máximo o sofrimento, em retardar a morte. Todo o discurso que conheço, e que em larga medida sustento, sobre o Estado não dever se igualar ao criminoso, não dever matar pessoas, não dever impor sentenças cruéis nem tortura -tudo isso entra em xeque, para mim, diante do dado bruto que é o assassinato impiedoso. 3.Torço para que, na cadeia, os assassinos recebam sua paga; torço para que a recebam de modo demorado e sofrido.

Citando o artigo do prof. Janine, assim se manifestou o psicanalista RENATO MEZAN (COLUNISTA DA FOLHA): Um garoto de seis anos arrastado por vários quilômetros, preso ao cinto de segurança de um carro: a crueldade inominável desse ato chocou mesmo os policiais que o encontraram, após o abandono do veículo pelos bandidos que o queriam roubar -um deles menor de idade, outros tendo completado há pouco 18 anos. A primeira reação de quem toma conhecimento de um crime assim bárbaro é exigir que ele seja castigado, até por meios cruéis. Os assassinos deveriam experimentar na própria pele a dor que causaram ao menino e à sua família... Olho por olho, dente por dente. Mas, justamente, não somos bárbaros: a sociedade não pode reagir na mesma moeda que os criminosos. Contudo sentimos necessidade de compreender como é possível um ato dessa natureza e se se podem tomar medidas para evitar sua repetição. A violência é uma constante na história da humanidade. Sob a forma de guerras, massacres, escravização dos vencidos, tortura e outras práticas, acompanha desde as cavernas a trajetória da nossa espécie. Ainda sobre o tema escreveu ANDREA LOMBARDI...'Reitera-se uma posição brutal e perigosa, que parte da defesa da pena de morte, para conclamar a fatos e iniciativas mais graves: "Se não defendo a pena de morte é apenas por que acho que é pouco". "(Eles) deveriam ter uma morte hedionda." Comentário do blog: vamos discutir este tema até a exaustão. Participe do debate. Leia mais utilizando-se dos links da Folha de São Paulo:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1802200706.htm

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2502200718.htm                                                          http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2502200703.htm

 



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 22h28
[] [envie esta mensagem] [ ]



"Marcelo Leite faz raio-X da situação da Amazônia"

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15718.shtml

Autor: Marcelo Leite

Buscar na Web "Marcelo Leite"

Quando: 20/12/2006

A Amazônia contém pelo menos um terço das florestas tropicais do mundo e dá ao Brasil o título da biodiversidade do planeta, com seus 5 milhões de quilômetros quadrados e 5 mil espécies de árvores. No entanto, a insistência num modelo predatório de ocupação e de exploração econômica vem destruindo a floresta ao ritmo de 20 mil quilômetros quadrados por ano. O livro é de autoria de Marcelo Leite, colunista da Folha e membro do conselho editorial da série "Folha Explica". Como o nome indica, a série "Folha Explica" ambiciona explicar os assuntos tratados e fazê-lo em um contexto brasileiro: cada livro oferece ao leitor condições não só para que fique bem informado, mas para que possa refletir sobre o tema, de uma perspectiva atual e consciente das circunstâncias do país.

Serviço: "Folha Explica A Floresta Amazônica" Autor: Marcelo Leite Editora: Publifolha Páginas: 104 Quanto: R$ 17,90 Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

Comentário do blog: Marcelo Leite exerce o jornalismo científico com grande competência e responsabilidade e foi premiado pela SBPC em sua reunião anual de 2005 em Fortaleza. Vale a pena ler seus artigos e seu livro



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 22h02
[] [envie esta mensagem] [ ]



PRATELEIRA

A Escalada da Ciência

Classificação:

A Escalada da Ciência - Brian L. Silver - Editora da UFSC

Brian Silver procura dar uma visão da melhor ciência produzida no mundo ocidental em linguagem acessível e agradável, ao estilo de Isaac Asimov, Carl Sagan ou Stephen Jay Gould ao contar a história das várias ciências, enfatizando o significado social e político das grandes descobertas. Sem ufanismo, o autor acredita que a ciência pode ter resultados desastrosos e insiste num diálogo mais constante com a ética. A Escalada da Ciência, esclarece o tradutor, é um misto de história e de filosofia de ciência". Misto quente. Quem quer divulgar a ciência, a tecnologia e a inovação tem obrigação de ler Brian L. Silver, por quem o tradutor teve, conforme confessa, uma "identificação à primeira leitura". Ambos têm algo raro em comum: são cientistas que escrevem. E como diz Marcelo Leite, jornalista que edita ciência e milita no jornalismo científico, literatura científica não precisa ser um troço chato e tedioso.

Quem é quem

O autor: Brian L. Silver é inglês de nascimento, e de origem judaica. Graduado em Físico-Química, trabalhou em universidades inglesas e americanas e assumiu o posto de Professor Titular no Technion - Instituto Israelense de Tecnologia, situado em Haifa (Israel), uma das mais respeitadas instituições do gênero no mundo. Faleceu em 1997, pouco antes da publicação da obra em pauta.

O Tradutor: Arno Blass é engenheiro mecânico, tendo obtido seu doutorado (PhD) no Imperial College of Science and Technology, de Londres, em 1976. Professor titular da UFSC,ex- Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Dean of Graduate Studies, Mechanical Engeneering) e membro do Conselho Editorial da EdUFSC. Tem sido assessor de diversos órgãos e programas governamentais de fomento (CAPES, CNEN, CNPq, FINEP, PADCT, PRONEX, SESu/MEC.

Serviço: A Escalada da Ciência -Brian L. Silver (autor)Arno Blass (tradutor)Editora da UFSC - EdUFSC-772 págs (16cm x 23cm), (O livro original, em inglês tem 536 págs, no tamanho 17,5cm por 25cm).Contatos com o tradutor Arno Blass:Fone: (48) 233-0394 e-mail:ablass@uol.com.br Editora: UFSC Ano: 2003 Edição: 1 Acabamento: Brochura ISBN: 85-328-0238-9 Preço: R$ 66,00 Editora da UFSC: (48) 331-9408 www.editora.ufsc.br

Comentário do blog: o livro não é encontrado com facilidade. Faz parte de uma edição limitada da editora da UFSC onde os interessados devem procurá-lo.Vale a pena.

Buscar na Web "A Escalada da Ciência"



Categoria: Avaliação
Escrito por gtelmo às 21h44
[] [envie esta mensagem] [ ]



BANCA DE REVISTA

Galileu HISTÓRIA

Classificação:

Sumário:

Sexo, sangue e vinho: As insanidades cometidas por Nero, Augusto, Cláudio, Tibério e Calígula

Walt Disney: Herói ou vilão? Entenda se Disney era um benfeitor ou manipulador de crianças e governos.

Preservação ou pilhagem? Museus gregos e egípcios querem de volta as relíquias que foram surrupiadas de seu país

Fotos e fatos: A revista LIFE conta a história do século passado com imagens memoráveis

E mais: Perfil de Charles Darwin, o avião do Barão Vermelho (o verdadeiro), A guerra das Malvinas, As dores de Aleijadinho,etc

Comentário do blog: publicação da grife Galileu da editora Globo que concorre com as congêneres da grife Superinteressante e da Editora Duetto (Ediouro). Recomendável. Artigos bem elaborados e fontes confiáveis. Preço estimulante: R$ 7,90. A revista é de novembro de 2006, mas ainda se encontra nas bancas.



Categoria: Avaliação
Escrito por gtelmo às 21h33
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]