Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, FORTALEZA, VARJOTA, Homem, de 56 a 65 anos, French, Spanish, Livros, Viagens
MSN -



Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 Link
 Evento
 Citação
 Avaliação
 Objeto de Desejo
 estante
 revistas
 curiosidades
 experimentos


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 PISO SALARIAL AGORA JÁ É REALIDADE
 UOL - O melhor conteúdo
 TELMOCIÊNCIAS
 BOL - E-mail grátis
 TELMOTAHAN
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
 o torto
 Blog de Attico Chassot
 Tecnocientista
 Luis Nassif
 Blog dos Quadrinhos
 Ciência em dia
 Blog desabafo Brasil
 CONTRAPAUTA
 INTERNETÓPOLIS, O IMPERDÍVEL


 
TELMOQUÍMICA - SEU ALMANAQUE ELETRÔNICO


"CAPA"

... "Que povo é este que a bandeira empresta para cobrir tanta infâmia a e covardia?"

(Castro Alves) 

     Indignemo-nos, pois!!!



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 23h15
[] [envie esta mensagem] [ ]



"EDITORIAL"

Autor: http://telmoquimica.zip.net

Buscar na Web "http://telmoquimica.zip.net"

João Hélio, o sorriso que foi apagado e a dor lancinante que atingiu seus pais!!!

Até quando o Brasil vai chorar as perdas de preciosas vidas ceifadas por celerados?

Quando: 16/02/2007

Hoje o tema é a violência gratuita e perversa que se abateu sobre o pequeno João Hélio o garoto que foi arrastado pelo asfalto e deixou um rastro de sangue em 14 ruas do Rio de Janeiro.É um ato de covardia que poderia ter sido evitado. Deliberada e conscientemente, os bandidos que sabiam da situação do garoto preso pelo cinto de segurança, prosseguiram dirigindo o carro que haviam roubado de sua mãe. Não podemos conter nossa indignação. Dedicamos a edição do blog memória de João Hélio e deixamos aqui registrada a nossa mais incondicional solidariedade a sua família e a todos que sofrem vítimas da injustificada violência. O banditismo que se assenhoreou do país com o beneplácito das autoridades dos três poderes que erram continuamente por ação ou por omissão.

ABAIXO A IMPUNIDADE!!!



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 23h02
[] [envie esta mensagem] [ ]



"DESAFIO DO BLOG"

Autor: http://telmoquimica.zip.net

Buscar na Web "http://telmoquimica.zip.net"

Quando: 16/02/2007

Vamos lá:

1. Qual o nome primitivo dado pelos alquimistas ao ácido sulfúrico e seu significado?

2. Qual o nome do primeiro químico a usar éter como anestésico dental?

3. Nome do político norte-americano protagonista do filme Ponto de Mutação e qual sua preocupação principal atualmente?

 Respostas:

1. O nome primitivo atribuído ao ácido sulfúrico foi óleo de vitríolo. Por extensão, os derivados que continham o íon sulfato (SO42-) também eram assim nomeados. Admite-se que na etimologia clássica, vitríolo vem do latim vulgar de vitrum (vidro), sem dúvida por causa de sua aparência vítrea. Vide o site: http://www.gnose.org.br/conteudo.asp?id=3&texto=0305&tipomenu=h&titulo=Alquimia. De onde os alquimistas dizem que vem vitriol (vitríolo): Visita Interiora Terrae Rectificando Invenies Occultum Lapidem

2. Por acaso, o primeiro a utilizar éter como anestésico dental foi um estudante de Química, William E. Clark, que já assistira e participara em reuniões do gênero. O seu dentista era o Dr. Elija Pope, e Clark sugeriu-lhe um dia que usasse éter para as extracções de dentes, calculando, sem dúvida, que uma risota só podia ajudar a esquecer a dor. Confira no site: http://fisicoslx.blogspot.com/ E no livro: "Grandes Descobertas da Medicina", Meyer Friedman e Gerald W. Friedland, Círculo de Leitores)

3. Na verdade o político norte americano protagonizado no filme Ponto de Mutação foi Al Gore, ex-vice presidente dos Estados Unidos, candidato que perdeu para George Bush e hoje se dedica exclusivamente à defesa das questões ambientais. Só quem assistir o filme terá essa percepção. Como Al Gore estava na vice-presidência e era virtual candidato a presidência dos Estados Unidos foi utilizado um “laranja” sem a mesma expressão do real protagonista. Jack Edwards, pelo que consta, nunca foi candidato à presidência dos Estados Unidos. Al Gore foi.

Comentário do blog: no prazo estipulado e com riqueza de pormenores, niguém conseguiu vencer o desafio.Em virtude do carnaval e do ENEQUI, nesta semana não haverá do desafio. O blog da próxima semana será kontado a partir de quinta feira, por motivos óbvios. Bom carnaval.



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 22h29
[] [envie esta mensagem] [ ]



CARNAVAL

Data: 16/02/2007

SAIBA UM POUCO MAIS...

Há quem assegure que o carnaval começou antes do ano 10.000 a.C. Consta que durante o verão as pessoas usavam máscaras e pintavam os corpos para afugentar os espíritos que podiam prejudicar as colheitas. Por volta de 6.000 a.C. os egípcios promoviam rituais, com danças e músicas para celebrar as colheitas das lavouras do Nilo, em homenagem ao boi Apis e à Deusa Ísis. Na Roma antiga ocorriam as Saturnais, em homenagem a Saturno. Durante os eventos, os tribunais e escolas não funcionavam e alguns escravos ganhavam a liberdade. As pessoas dançavam na rua e as festas eram abertas com um desfile de carros alegóricos que lembravam navios e que transportavam homens e mulheres, todos nus. Os carros eram conhecidos como carrum navalis (carros navais). Há quem afirme ter surgido daí a expressão carnevale originando o verbete carnaval. Setores conservadores da Igreja traduzem a expressão como "festa da carne". Na Roma Antiga, além das saturnais, havia os bacanais e lupercais em homenagem, respectivamente, aos Deuses Baco e Pã. Algumas vezes as celebrações eram utilizadas para o exercício da crítica aos governantes. Na Grécia os festejos receberam o condimento de bebida e do sexo nos cultos ao deus Dionísio, as celebrações dionisíacas. A Igreja combateu a festa profana mas, no século XV, o papa Paulo II, introduziu algumas mudanças e autorizou um baile de máscaras diante de seu palácio. O carnaval foi transformado então em uma manifestação organizada constituída por corridas, desfiles, fantasias, deboche, adquirindo um caráter artístico com bailes e desfiles de carros alegóricos suntuosos. Esse tipo de manifestação persiste até hoje, acontecendo em algumas cidades européias como Veneza (Itália), Nice (França) e, com menor pompa, em algumas cidades de Portugal onde há desfiles de crianças acompanhadas pelos pais. É o carnaval ingênuo e inocente...

Para saber mais ainda: Leia o artigo da pesquisadora Claudia M. de Assis Rocha Lima http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=300&textCode=896&date=currentDate

ou visite: http://www.suapesquisa.com/carnaval/

 http://www.artes.com/carnaval/historia.html

Comentário do blog: Aproveitem! Divirtam-se! Bebam com moderação! Carnaval é tempo de alegria e não de tragédias!.



Categoria: Evento
Escrito por gtelmo às 22h13
[] [envie esta mensagem] [ ]



"

SEM MEDO DE FALAR EM DROGAS"

Autor: Robin Wiliams

Buscar na Web "Robin Wiliams"

Quando: 12/02/2007

Robin Wiliams Robin Williams assume recaída no alcoolismo http://jn.sapo.pt/2006/08/11/etcetera/robin_williams_assume_recaida_alcool.html

O actor norte-americano Robin Williams anunciou, anteontem, que teve uma recaída no seu problema de alcoolismo e que iniciou um novo tratamento. Williams, 55 anos, ganhou em 1998 o Óscar pelo seu papel secundário em "Good Will Hunting" e já foi indicado três vezes.

Filmografia:

Comentário do blog: para quem se acostumou com a imagem do professor progressista do filme Sociedade dos Poetas Mortos a recaída de Robin Williams  deixa perplexidade e apreensão. Lastimável.

 



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 10h15
[] [envie esta mensagem] [ ]



"PERFIL"

Autor: ISAAC ASIMOV

Buscar na Web "ISAAC ASIMOV"

Quando: 13/02/2007

Isaac Asimov, em russo Айзек Азимов, (Petrovichi, 2 de Janeiro de 1920 — Nova Iorque, 6 de abril de 1992) foi um escritor e bioquímico famoso como popularizador da ciência e como autor de ficção científica, sendo suas séries mais populares Fundação e Robôs. Nesta última criou as famosas Três Leis da Robótica. Asimov é autor de livros de divulgação sobre praticamente todos os campos do conhecimento e foi um dos homens mais cultos do século XX. Seu QI foi estimado em cerca de 175. Sabe-se que obteve um escore 135 no teste Eisenck, mas resolveu o teste inteiro na metade do tempo. Foi presidente honorário da Mensa, uma associação para pessoas superdotadas que conta com membros de 100 países. Sua obra de ficção destaca-se por introduzir ao leitor leigo conhecimentos científicos e a idéia do método científico

Opinião: Comentário de Larissa (Miami): O maior mérito de Asimov ( a par ser excelente ficção tudo o que escreveu, o que por si só já é grande coisa, e mais escreveu coisas que fazem adolescentes se interessarem pela leitura e pelo mundo que os cerca) é o elogio da diferença, e o fato de que em seus livros nada se resolve com violência. Seres diferentes sempre vivendo juntos e resolvendo seus problemas e incompreensões de forma pacífica. Este é o grande barato.

Comentário do blog: vale a pena dar um delicioso mergulho no mundo da ficção cientícia de Asimov. Quer saber mais sobre Isaac Asimov leia a especial Scientific American Exploradores do Futuro e visite os sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Asimov http://www.din.uem.br/~ia/a_correl/classicos/Pesquisadores-Asimov.htm http://disnei.sites.uol.com.br/Guia.htm http://www.planetanews.com/news/2000/10031 (excelente artigo de Paulo Tedesco para entender a obra de Asimov) Bibliografia de Asimov:Os Robôs do Amanhecer, Os Cometas, O Universo, Os Buracos Negros, Como Descobrimos o Espaço Sideral, Asimov: o Melhor da Ficção Científica, O Cérebro Humano: Suas Capacidades e Funções, No Mundo dos Números, Fundação e a Terra, Asimov Explica , Como Descobrimos Netuno, Fundação: Trilogia , Crônicas da Fundação, Histórias de Robôs , O Robô de Júpiter, Eu, Robô, O Corpo Humano: Sua Estrutura e Funcionamento, O Cair da Noite, Civilizações Extraterrenas, Antologia 2:1974-1979, Azazel, Visões de Robô.



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 10h03
[] [envie esta mensagem] [ ]



"BARBÁRIE"

JOÃO HÉLIO a vítima inocente da perversão e a dor lancinante da família

Quando: 13/02/2007

PARA LER E REFLETIR: Criança morre depois de ser arrastada por carro durante assalto Folha de São Paulo: 08/02/2007 - http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u131585.shtml

As notícias:

João estava na companhia da mãe, Rosa Cristina Fernandes Vieites e da irmã Aline, 13, quando o carro deles foi parado pelo grupo de assaltantes por volta das 21h de quarta.Rosa e a filha conseguiram sair, mas, quando a mãe tentava retirar o menino do carro, os ladrões arrancaram com o veículo e a criança ficou pendurada do lado de fora, presa ao cinto de segurança.João foi arrastado durante 15 minutos, por 14 ruas, e o carro acabou abandonado em uma rua de Cascadura. Os criminosos fugiram a pé. O corpo do menino foi encontrado dilacerado.

Adolescente suspeito de matar menino acobertou irmão, diz mãe 13/02/2007 - 08h28 http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u131661.shtml

TALITA FIGUEIREDO da Folha de S.Paulo, no Rio

A mãe de dois dos cinco presos acusados pela morte do garoto João Hélio Fernandes Vieites --Carlos Eduardo Toledo de Lima, 23, e um adolescente de 16 anos-- afirmou que o mais jovem contou a ela que assumiu o crime a pedido do irmão mais velho, já que, por ser menor de 18 anos, ficaria preso apenas "uns dois meses"... O adolescente estudou até a sexta série e Carlos Eduardo, até a quinta. Segundo a polícia, o jovem assumiu o crime, mas depois voltou atrás. "Toda hora que eu fecho os olhos, vejo aquele carro arrastando aquela criança. Estou pedindo a Deus que me dê forças para ficar em pé", disse. "Preferia estar no lugar dessa mãe e ter meus filhos mortos e enterrados [a vê-los presos acusados de crime tão bárbaro]", disse a evangélica e técnica de enfermagem de 43 anos, que prefere ser identificada apenas como Maria. "Não criei monstros, sempre os criei dentro da igreja", disse. Ela tem outros três filhos, dois meninos (12 e 17) e uma menina (14). Moram numa casa no morro São José da Pedra

A reflexão: (comentário do blog)

Parece que estamos vivendo um sonho dantesco. Recusamo-nos a acreditar que esse evento tenha sido protagonizado por seres humanos. Que futuro aguarda um País onde bandidos da pior espécie impõem sua lei na segunda maior cidade, a ex-Cidade Maravilhosa? Trabalhadores e gente de bem de todas as camadas sociais são agora reféns de vermes imundos e irrecuperáveis como aqueles que assassinaram o pequeno João. Os facínoras foram advertidos e sabiam que a criança estava sendo arrastada pelo asfalto e persistiram na fuga, sem nenhuma piedade.

O que fazer?

Eis a grande questão. Daqui a alguns dias (eu falei dias mesmo), o menor será libertado e continuará praticando crimes de mesma gravidade. Daqui a alguns dias também os demais bandidos estarão na rua, assassinando mais gente de qualquer idade. Atacaram um corsa, carro de gente de classe média baixa. Queriam o carro e algum dinheiro. Por que arrastar uma criança até a morte? Efeito de drogas? Há alguma explicação? O pior é que vão aparecer "advogados" querendo desqualificar o crime, com argumentos mirabolantes. A culpa é da sociedade? Eu faço parte da sociedade e não me considero culpado pela existência de bandidos. Nem por ação nem por omissão. Está na hora de pararem com argumentos levianos, piegas e simplistas.Não me falem que os bandidos que mataram o pequeno João são vítimas da desigualdade social. Que não tiveram oportunidade, que foram discriminados, que não puderam estudar (logo no Rio de Janeiro de dezenas de Brizolões) , que estavam passando fome (mesmo depois do bolsa família).Nem discuto essas possibilidades. E até creio serem premissas verdadeiras. Mas, se forem de fato verdadeiras, nem todas elas somadas credenciam esses patifes a cometer um crime tão hediondo. Já é hora de não procurarem atenuantes para crimes que afrontam e violentam a nossa consciência de cidadão. Justiça com todo o rigor carcerário, prisão especial, com isolamento e trabalho obrigatório (não devemos sustentar vagabundos que passam 24 horas aprendendo técnicas criminosas nos presídios), sem atenuantes, sem redução de pena, sem regalias, sem televisão, sem celular, sem visitas(monstros não podem receber visitas).

Para esses bandidos não há perdão. Nem na Terra, nem no Céu. Esse tipo de crime, nem Deus perdoa.



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 09h11
[] [envie esta mensagem] [ ]



PRATELEIRA

EU, ROBÔ

http://www.fnac.com.br/

Classificação:

EU, ROBÔ

Autor: ASIMOV, ISAAC

Editora: EDIOURO Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA-FICÇAO CIENTIFICA 1ª Edição - 2004 - 352 pág.

Comentário do editor: Este clássico da ficção científica reúne nove histórias sobre a evolução das máquinas, desde os primitivos homens mecânicos mudos até a máquina que controlaria o mundo e tornaria obsoletos os seres humanos. Apresenta ainda as três leis da robótica - autopreservação dos robôs, obediência deles e superioridade dos humanos. PREÇO: de R$ 27,00 a R$ 32,90 Outros livros de Isaac Asimov: Os Robôs do Amanhecer, Os Cometas, O Universo, Os Buracos Negros, Como Descobrimos o Espaço Sideral, Asimov: o Melhor da Ficção Científica, O Cérebro Humano: Suas Capacidades e Funções, No Mundo dos Números, Fundação e a Terra, Asimov Explica , Como Descobrimos Netuno, Fundação: Trilogia , Crônicas da Fundação, Histórias de Robôs , O Robô de Júpiter, Eu, Robô, O Corpo Humano: Sua Estrutura e Funcionamento, O Cair da Noite, Civilizações Extraterrenas, Antologia 2:1974-1979, Azazel, Visões de Robô

Comentário do blog: nesta edição mais informação sobre o autor e suas obras

Buscar na Web "EU, ROBÔ"



Categoria: Avaliação
Escrito por gtelmo às 09h08
[] [envie esta mensagem] [ ]



PRATELEIRA

TEXTOS BÁSICOS DE ÉTICA DE PLATÃO A FOUCAULT

http://www.livrariacultura.com.br/

Classificação:

TEXTOS BASICOS DE ETICA DE PLATAO A FOUCAULT

Autor: MARCONDES, DANILO

Editora: JORGE ZAHAR Assunto: FILOSOFIA 1ª Edição - 2007 - 160 pág.

Sinopse do editor: Esta antologia de textos sobre ética tem como objetivo pôr o estudante em contato direto com as idéias dos grandes pensadores. Em vez de o aluno 'ouvir falar' ou 'ler sobre' o que os filósofos pensam sobre o tema, terá oportunidade de lidar diretamente com os textos - de Platão a Foucault. Elaborado para utilização didática, o volume está organizado da seguinte forma - uma introdução para cada filósofo; um comentário que situa cada trecho escolhido no contexto da obra original, destacando sua importância e indicando seu enfoque central; finalizando cada seção, uma série de questões e temas para discussão em sala de aula, e indicação de leituras complementares. Inclui 35 textos comentados dos grandes filósofos - Platão; Aristóteles; Santo Agostinho; São Tomás de Aquino; Descartes; Spinoza; Hume; Kant, Kierkegaard; Nietzsche; Stuart Mill; Weber; Freud; Foucault.

Comentário do blog: a qualquer tempo é sempre bom ler e particar a ética.

Buscar na Web "TEXTOS BÁSICOS DE ÉTICA DE PLATÃO A FOUCAULT"



Categoria: Avaliação
Escrito por gtelmo às 08h59
[] [envie esta mensagem] [ ]



"PÉROLAS DA CULTURA PRÉ-UNIVERSITÁRIA (OU SERIA PRÉ-HISTÓRICA?)"

Autor: VESTIBULANDOS DA PUC RIO

Quando: 01/2007

PÉROLAS Repassando... É de dar medo !!! Isso é para tirar o juízo de qualquer professor!!!!! As redações do vestibular para 2007 da PUC-Rio acabam de ser corrigidas. *EIS AS PÉROLAS ENCONTRADAS*

1. Sobrevivência de um aborto vivo (título que o candidato deu à redação); 2. O Brasil é um País abastardo com um futuro promissório parece que confusório e preocupatório também; 3. O maior matrimônio do País é a educação; 4. Precisamos tirar as fendas dos olhos para enxergar com clareza o número de famigerados que aumenta; 5. Os analfabetos nunca tiveram chance de voltar à escola; 6. O bem star dos abtantes endependente de rassa, religião, sexo e vegetarianos, está preocupan-do-nos; 7. É preciso melhorar as indiferenças sociais e promover o saneamento de muitas pessoas, de nível municipal, estadual e federal; 8. Também preoculpa o avanço regressivo da violência; 9. Resposta a uma pergunta: "Esta não cei".

*UMA DAS MELHORES ........* E o presidente onde está? Certamente em sua cadeira fumando baseado e conversando com o presidente dos EUA.

*HISTÓRIA * 1. O Hino Nacional Francês se chama La Mayonèse... 2. Tiradentes, depois de morto, foi decapitulado. 3. Entres os índios de América, destacam-se os aztecas, os incas, os maios, os pirineus, os phenícios, egipcios, facistas... 4. A História se divide em 4: Antiga, Média, Moderna e Momentânea, esta, a dos nossos dias.

*UMA DAS CAMPEÃS!!! * Em Esparta as crianças que nasciam mortas eram sacrificadas.

*OUTRAS EXCELENTES ! * 1. Resposta à pergunta: "Que entende por helenização? "Não entendo nada" 2. No começo os índios eram muito atrazados mas com o tempo foram se sifilizando. 3. Entre os povos orientais os casamentos eram feitos "no escuro" e os noivos só se conheciam na hora h. 4. Então o governo precisou contratar oficiais para fortalecer o exército da marinha. 5. No tempo colonial o Brasil só dependia do café e de outros produtos extremamente vegetarianos.

*GEOGRAFIA * 1. A capital de Portugal é Luiz Boa. 2. A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos. 3. O Brasil é um país muito aguado pela chuva, senão veja a Amazônia... 4. Na América do Norte tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro cimentadas. 5. Oceano é onde nasce o Sol; onde ele nasce é o nascente, e onde desce, é o descente. 6. Na América Central há países como a República do Minicana.

*ESTAS SÃO NOTA DEZ ! 1. A Terra é um dos planetas mais conhecidos no mundo e suas constelações servem para esclarecer a noite. 2. As principais cidades da América do Norte são Argentina e estados Unidos. 3. Expansivas são as pessoas tangarelas.

*E O PRÊMIO VAI PARA.... *O clima de São Paulo é assim: quando faz frio é inverno; quando faz calor é verão; quando tem flores é primavera; quando tem frutas é outono e quando chove é inundação."

Comentário do blog: comentar? Vale chorar?

Material enviado pelo prof. William Guimarães (UECE), via e-mail



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 23h20
[] [envie esta mensagem] [ ]



"NOTÍCIAS DA CIÊNCIA"

Autor: SCIENTIFIC AMERICAN

Buscar na Web "SCIENTIFIC AMERICAN"

Quando: 12/02/2007

Ediçâo norte-americana de fevereiro de 2007

COSMOLOGY The Universe's Invisible Hand By Christopher J. Conselice Dark energy does more than hurry along the expansion of the universe. It also has a stranglehold on the shape and spacing of galaxies INNOVATIONS Spice Healer By Gary Stix An ingredient in curry shows promise for treating Alzheimer's, cancer and other diseases

ATMOSPHERIC SCIENCE Methane, Plants and Climate Change By Frank Keppler and Thomas Röckmann The surprising discovery that living plants produce a potent greenhouse gas poses new questions for managing global warming

INFORMATION TECHNOLOGY Making Silicon Lase By Bahram Jalali Scientists have at last persuaded silicon to emit laser beams. In a few years, computers and other devices will handle light as well as electrons

CONSUMER ELECTRONICS Digital TV at Last? By Michael Antonoff Analog TV broadcasting is set to end in two years, but its legacy could make the digital transition anything but smooth

NANOTECHNOLOGY Molecular Lego By Christian E. Schafmeister Small molecular building blocks that snap together rigidly enable chemists to design and manufacture nanometer-scale structures in virtually any shape PALEONTOLOGY Tracking an Ancient Killer By Raymond R. Rogers and David W. Krause The case was cold--the bones in the mass grave were 70 million years old. But critical clues pointed to the killer's identity.

Comentário do blog: todo este precioso material está disponível no site da Scientific American. Visite-o 



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 23h12
[] [envie esta mensagem] [ ]



"NOTÍCIAS DA CIÊNCIA"

Autor: discover.com

Buscar na Web "discover.com"

Quando: 12/02/2007

http://www.discover.com/

FEBRUARY 2007

COVER STORY

By Tim Folger

The Big Bang Machine

By smashing together gold atoms at nearly the speed of light, physicists have re-created the stuff from which the universe was born, with shocking results.

The Future of... Band-Aids

MIT researchers have discovered a clear nanoliquid that when applied to a wound can stop bleeding in less than 15 seconds. The liquid is a solution of small protein pieces that assemble into nanoscale fibers on contact, creating a gel that stops the flow of blood without clotting or pressure. As the wound heals, the gel breaks down into amino acids—the building blocks of proteins—that can be taken up by nearby cells and used for tissue repair, according to MIT neuroscientist Rutledge Ellis-Behnke So far, the solution has been used to stop bleeding not only in the skin and the arteries but also in brain, liver, muscle, and spinal-cord wounds. Because as much as 50 percent of surgical time is spent controlling bleeding, the nanoliquid could significantly shorten many invasive operations. It also stays clear, so surgeons can continue to see the area they are working on, and doesn't require a second procedure for removal because it breaks down naturally. The liquid doesn't need to be refrigerated and is easily transported, so it could also be used by first responders to emergency scenes as well as on the battlefield. "There are a lot of advantages," Ellis-Behnke says.

Comentário do blog: essas excelentes matérias você lê gratuitamente no site da revista Discover, quem infelizmente não está mais sendo editada no Brasil.



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 23h04
[] [envie esta mensagem] [ ]



SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL

http://www2.uol.com.br/sciam/

Classificação:

DESTAQUES DA EDIÇÃO 57 - FEVEREIRO 2007

Astronomia Planetária O que é um planeta? Steven Soter Apesar de controversa e falha, a nova definição oficial que baniu Plutão do rol planetário é sensata Robótica Um robô em cada casa BILL GATES O poder dos riboswitches Jeffrey E. Barrick e Ronald R. Breaker A descoberta recente de segmentos de RNA que ligam e desligam genes poderá resultar em novos tipos de medicamentos Medicina Pistas evolutivas do câncer CARL ZIMMER Arqueologia A queda dos rapanui TERRY L. HUNT Novos achados sugerem que foram ratos, e não humanos, os agentes causadores do declínio ambiental na ilha de Páscoa Preço do petróleo e democracia MOHSSEN MASSARRAT Por décadas, o petróleo permaneceu artificialmente barato devido à lógica de exploração a curto prazo que se instalou no Oriente Médio A curiosa origem do Mississippi Roy B. Van Arsdale e Randel T. Cox Na formação do maior rio americano, foi preciso que a barreira de montanhas que impedia seu fluxo para o sul se rompesse Bioquímica Pontaria contra a dor GARY STIX Avanços no conhecimento dos mecanismos de ação da aspirina e do Vioxx auxiliam a desenvolver novos analgésicos Bloco de notas Células-tronco: tratamento regenera cérebro Ambiente: genes nocivos poluem a água Teste nuclear I: sentinelas sísmicas Teste nuclear II: fiasco norte-coreano Perfil: Isaías Raw Pesquisador revitalizou o Instituto Butantan e chefiou importantes instituições de ensino e pesquisa em ciências Como funciona Rádio via satélite Livros Big bang, de Simon Singh

Buscar na Web "SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL"



Categoria: Avaliação
Escrito por gtelmo às 22h49
[] [envie esta mensagem] [ ]



"QUIXERAMOBIM"

ENQUANTO VOCÊ AGUARDA VEJA AS IMAGENS DE QUIXERAMOBIM

1. Igreja do Rosário, construida por escravos. 2. Casarão semi-destruído no local onde havia uma senzala 3.  O mesmo casarão, visto de frente 4. O patronato N.Sa. de Fátima, confortável, ainda moderno e amplo  e subutilizado. 5.A antiga estação do trem sem o nome em relevo e  com a cor modificada: a cor original era amarela.

Comentário do blog: Em quase todas as fotos os sinais do desrespeito ao patrimônio histórico e à memória da cidade. LAMENTÁVEL!

 Buscar na Web ""



Categoria: Citação
Escrito por gtelmo às 22h03
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]