Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, FORTALEZA, VARJOTA, Homem, de 56 a 65 anos, French, Spanish, Livros, Viagens
MSN -



Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 Link
 Evento
 Citação
 Avaliação
 Objeto de Desejo
 estante
 revistas
 curiosidades
 experimentos


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 PISO SALARIAL AGORA JÁ É REALIDADE
 UOL - O melhor conteúdo
 TELMOCIÊNCIAS
 BOL - E-mail grátis
 TELMOTAHAN
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
 o torto
 Blog de Attico Chassot
 Tecnocientista
 Luis Nassif
 Blog dos Quadrinhos
 Ciência em dia
 Blog desabafo Brasil
 CONTRAPAUTA
 INTERNETÓPOLIS, O IMPERDÍVEL


 
TELMOQUÍMICA - SEU ALMANAQUE ELETRÔNICO


CAPA

NESTA EDIÇÃO:

telmoquimica  o seu almanaque eletrônico de ciência, cultura e cidadania

Edição 14  - de 23 a 30 de setembro de 2006

 

Ø Editorial

Ø   Curiosidades da Ciência

Ø   Contra a privatização da Universidade Pública

    Ø           Cinema: D. Helder Câmara- o danto rebelde

   Ø Televisão:Poeira nas Estrelas, Caçadores de Mitos, Mistérios da Ciência

   Ø          Prateleira: Livros: O Mundo Acabou

   Ø Deu na imprensa:Brasileiro gasta mais com jogo que com educação

Ø         Revistas mensais: Galileu

Sites recomendados:

http://tecnocientista.info/ - curiosidades da ciência

http://achassot.blog.uol.com.br/ - blog do prof. Chassot. Excelente.



Escrito por gtelmo às 23h08
[] [envie esta mensagem] [ ]



EDITORIAL

Queridos(as) amigos(as):

Nesta edição, estamos apresentando curiosidades,indicações de filmes, de livros e de revistas do mês.Não esquecemos também de tratar do desmatamento, de abusos contra o consumidor,informações sobre bons programas de televisão.

Lembramos a todos que no próximo fim de semana ocorrerão as eleições gerais. Não se deixem enganar com discursos falaciosos e nem com promessas da direita ignóbil, reacionária que infelicitou o país com a mais deslavada corrupção na venda das empresas estatais. Não alimente as intenções dos golpistas que tentam um retorno ao tempo da ditadura. A ditadura é incompatível com a liberdade. Vamos defender a democracia. Aposente os fanfarrões que utilizam a mídia e nada produzem: os parasitas da nação.

O Brasil tem jeito. Acredite. Grande abraço.



Escrito por gtelmo às 22h56
[] [envie esta mensagem] [ ]



CURIOSIDADES DA CIÊNCIA

 

Foi só a partir da metade do século 19, com as pesquisa do fisiologista francês François Magendie, que a farmacologia, a ciência dos remédios, se desenvolveu. Até então, os médicos costumavam receitar coisas estranhas como urina de égua grávida, pó de asa de morcego dissolvido em extrato de mandrágora colhida na lua cheia e por aí afora. Havia doentes que conseguiam sobreviver.

A garrafa térmica foi criada no século 19, pelo inglês James Dewar. Ele não pretendia manter o café quentinho, mas apenas conservar soluções no laboratório. Dewar nunca patenteou a invenção, mas um fabricante de vidros, o alemão Reinhold Burger diminuiu o tamanho da garrafa e enriqueceu, ao lançá-la para uso doméstico, em 1903.

Foi o brasileiro César Lattes quem conseguiu provar a existência do "méson pi", partícula atômica descoberta através de cálculos matemáticos, pelo japonês Hideki Yukawa. Lattes fotografou o "méson pi" nos raios cósmicos, abundantes na atmosfera rarefeita das grandes altitudes, no alto do Monte Chacaltaya, Bolívia.

Neste tempo de mercantilismo, vale o exemplo de Pierre e Marie Curie, que em 1902 descobriram o radium. Pierre e Marie poderiam ter requerido a patente para produzir o novo metal e se tornar milionários. Recusaram, argumentando que seria contra o espírito científico. Nem mesmo quando receberam o Nobel de Física, em 1903, permitiram-se vida mais confortável. Dividiram o prêmio com amigos.

Visite o site: http://www.felipex.com.br/curiosidades.htm

COMENTÁRIO DO BLOG: VISITE O SITE. VALE A PENA CONFERIR.

 



Escrito por gtelmo às 22h41
[] [envie esta mensagem] [ ]



DENÚNCIA

PONDO AS BARBAS DE MOLHO

 Terra Educação

Levantamento encontra faculdades públicas que cobram mensalidades
Sexta, 15 de setembro de 2006, 08h35

 

 

 

 

Pelo menos 15 faculdades municipais criadas depois de 1988 cobram mensalidades de seus alunos, como se fossem particulares. A medida vai contra a Constituição Federal, apesar de algumas instituições só continuarem cobrando porque conseguiram liminares favoráveis.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), existem no País 61 faculdades e universidades municipais. Dessas, apenas três não exigem pagamento de mensalidade. As 58 restantes cobram, mas a maioria, 43, está dentro da lei. A Constituição de 1988 diz que as faculdades municipais que cobravam mensalidades até aquele ano manteriam esse direito. Mas as criadas depois disso, não.

Em um levantamento feito com os dados do MEC, o jornal O Estado de S.Paulo encontrou as 15 instituições que cobram mensalidades. Elas ficam no interior dos Estados de São Paulo, Minas, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro. Os valores cobrados ficam entre R$ 300 e R$ 934. Quando questionadas sobre a situação, as faculdades costumam responder que "a faculdade é pública, mas é particular".

Comentário do blog:a última frase do parágrafo anterior é uma afirmação de cinismo. No estado do Ceará, das 3 Universidades Públicas Estaduais, duas já estão em franco processo de privatização.Estão cobrando por cursos de graduação e, com o beneplácito dos órgãos fiscalizadores, do governo do estado, de seus estudantes e professores, vendem franquias como uma rede de fast-food. O mais grave é que muita gente acha isso "uma revolução" no ensino.

 



Escrito por gtelmo às 00h55
[] [envie esta mensagem] [ ]



CINEMA

D. HELDER CÂMARA - O SANTO REBELDE

http://cinema.uol.com.br/

Classificação:

SÃO PAULO (Reuters) - O cardeal-arcebispo de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara (1909-1999), foi em vida uma das figuras mais polêmicas da Igreja Católica brasileira. Seis anos após sua morte, a cineasta Érika Bauer conseguiu obter na Europa imagens inéditas para realizar o documentário "D. Hélder Câmara -- O Santo Rebelde", que estréia em São Paulo nesta sexta-feira. Contando com farto e significativo material de arquivo, o filme estrutura solidamente uma biografia do religioso que, depois de fazer parte do movimento integralista no começo dos anos 30, mudou radicalmente sua trajetória em direção ao bloco mais progressista da Igreja Católica, sendo um de seus expoentes mais combativos, em plena ditadura militar. O documentário relembra que foi dom Hélder o criador da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), em 1952, uma das instituições mais ativas na denúncia das violações de direitos humanos dos anos 60 e 70. Lembra também que, na impossibilidade de cercear sua liberdade de ação, ou mesmo prendê-lo, os órgãos de repressão atingiram alguns de seus colaboradores mais próximos, como o padre Antonio Henrique Neto, morto misteriosamente em 1969. Ameaçado de morte por diversos telefonemas e cartas, dom Hélder nunca se calava. Aproveitava, além disso, sua projeção internacional, que o levou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz por três vezes. Segundo a versão sustentada pelo filme, em 1973, dom Hélder teria sido o vencedor na votação da comissão deliberativa do Nobel. Mas pressões e conveniências políticas teriam levado os organizadores a atribuir o prêmio daquele ano a Henry Kissinger e Le Duc Tho, que haviam construído o acordo de paz que terminou a Guerra do Vietnã. Além de entrevistas do próprio dom Hélder, constam do documentário depoimentos de diversos de seus amigos e colegas, como dom Mauro Morelli, dom Pedro Casaldáliga e Leonardo Boff. Entre as imagens raras e inéditas do arcebispo, estão algumas de suas conferências na Europa, onde ele se expressava em francês fluente. Algumas delas foram cedidas especialmente por um antigo colaborador de dom Hélder, Frans Moren, diretamente de seu arquivo pessoal. (Por Neusa Barbosa, do Cineweb, especial para a Reuters)

Comentário do blog: D. Helder Câmara nasceu no Ceará e na juventude foi integralista. Durante a ditadura militar de 64 foi um extraordinário e corajoso defensor dos direitos humanos e nunca se intimidou diante de ameaças. Os que precisam aprender sobre a história recente do Brasil não podem perder esse dcumentário que está chegando aos cinemas.



Categoria: Avaliação
Escrito por gtelmo às 00h37
[] [envie esta mensagem] [ ]



DOCUMENTÁRIO

http://www.discoverybrasil.com/cacadores_funsite/index.shtml

Classificação:

O mito do piloto sem cabeça Na década de 50, explicam Adam e Jamie aos telespectadores, um piloto no comando de um avião canadense Stargfighter aparentemente sofreu um acidente onde sua cabeça primeiro pegou fogo e logo em seguida voou pelos ares. O mito criado sobre isso sugeria que o creme de cabelos que o piloto havia usado teria provocado as chamas e a decapitação ao lado de outros fatores: muito oxigênio e curto-circuito. Sempre detalhistas, eles conseguiram um avião US A4, muito parecido com um Startfighter, para poder recriar as condições na cabine. A equipe trabalhou em um molde de cabeça que recebeu cabelos reais e creme para uma prova e só peruca para a outra. O mais difícil, e o que levou uma das primeiras tentativas fracassadas a se tornar bastante divertida, foi conseguir de uma distância prudente e por meio de um mecanismo especial repetir a conjunção de fatores para provocar a explosão, tarefa que como sempre nestes casos é trabalho para o especialista Imahara. No final do programa eles terminaram descobrindo com espanto que o creme de cabelo certamente provocou um incêndio que não acontecia sem a sua presença. Enquanto isso, a decapitação foi impossível de ser reproduzida sob nenhuma circunstância, fazendo com que a equipe desse o veredito para esta parte do mito de “busted” ou mentira. E como sempre, a dupla terminou o programa aconselhando os fãs a não repetir este experimento em casa, ou qualquer outro mostrado pelas câmeras.

Comentário do blog: vale a pena conferir. Leia mais nesta edição



Categoria: Avaliação
Escrito por gtelmo às 00h27
[] [envie esta mensagem] [ ]



MEIO AMBIENTE

 

CIÊNCIA

 http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15206.shtml

 

08/09/2006 - 09h02

Novo sistema do Ibama já sofre fraudes

ANDRÉA MICHAEL
da Sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo

Apenas cinco dias depois de instalado o novo sistema que administra a exploração de madeira, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) confirmou duas e detectou cinco outras suspeitas de fraude.

As madeireiras Miguel Madeiras Ltda., de Ulianópolis (PA), e Comercial de Madeiras Maranhão, de Governador Nunes Ferreiras (MA), segundo o Ibama, superfaturaram os estoques de madeira em tora que possuem. Outras cinco empresas, localizadas nos Estados do Pará, Maranhão e Rio Grande do Norte, ainda estão sob auditoria. Todas tiveram as atividades suspensas pelo Ibama.

 19/09/2006 - 09h05

Fiscalização do desmatamento no Brasil passa aos Estados
da Folha de S.Paulo

O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) aprovou na última sexta-feira uma resolução que passa para as mãos dos Estados a responsabilidade sobre a fiscalização e as autorizações de desmatamento. O Ibama, que vinha autorizando a maior parte dos desmates, passará a agir apenas em alguns casos.

A nova norma estabelece que o órgão ambiental federal só deverá fiscalizar exploração de madeira em áreas superiores a 50 mil hectares e desmatamentos maiores que 2.000 hectares na Amazônia e 1.000 hectares no resto do país. Na prática, só grandes latifúndios e projetos agropecuários de alto impacto ambiental ficam sob responsabilidade do Ibama.

A entrega da fiscalização de florestas aos Estados tem sido motivo de polêmica envolvendo governo e ambientalistas desde a aprovação da Lei de Gestão de Florestas Públicas, neste ano. O Ministério do Meio Ambiente defendia que o Ibama tinha mais com o que se preocupar do que fiscalizar desmatamentos pequenos, no "varejo", como vem fazendo; as ONGs defendiam que os Estados não estavam prontos para assumir a responsabilidade e que a retirada do Ibama acabasse servindo como estímulo ao desmatamento. A resolução optou pelo bom senso.

"A descentralização não foi lida pelos Estados como carta branca", disse o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco.
Uma outra resolução do Conama aprovada também na sexta-feira define os padrões para os sistemas estaduais de controle de desmatamento e transporte de madeira.

"Essa regulamentação era primordial", disse Marcelo Marquesini, do Greenpeace.




Escrito por gtelmo às 00h24
[] [envie esta mensagem] [ ]



DENÚNCIA

ABUSO DOS FABRICANTES DE IMPRESSORAS

Recebido por e-mail:

 

"O que custa quase R$6.000,00/Litro e não serve para se beber?

 

 Resposta: TINTA DE IMPRESSORA !

.. Aí veio a grande sacada dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais

 baratas, e cartuchos cada vez mais caros. Nos casos dos

 modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a

 própria impressora...

 

 Olha só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do

 que fazer a reposição de cartuchos.

 VEJA ESSE EXEMPLO: enquanto uma HP DJ3845 é vendida nas principais lojas por

 R$170,00, a reposição dos dois cartuchos, 10ml do preto e 8ml do colorido,

 fica em torno de R$130,00.

 Daí, você vende a sua impressora semi-nova sem os cartuchos por uns

 R$90,00 (pra vender rápido), junta R$80,00 e compra uma nova impressora com

 cartuchos originais de fábrica e ainda economizará R$50,00 - CARACA !

 

 Os fabricantes fingem que nem é com eles, dizem que é caro por ser

 tecnologia de ponta, transformam o simples ato de fabricar tinta em algo

 mais complexo do que coletar a 3a. lágrima da Deusa-Loba dos Campos Elísios,

ou algo assim.

 

 Enquanto a indústria de recarga viceja, vemos HP, Epson, Canon e Lexmark

jurando que a tinta deles é melhor, que não se deve

 recarregar e para piorar, de uns tempos para cá passaram a diminuir a

 quantidade de tinta nos cartuchos, mantendo o preço.

 

 Um Cartucho HP, com míseros 10ml de tinta custa R$55,99. Isso dá R$5,99 por

 mililitro. Só para comparação, Champagne Veuve Clicquot City Travelle cust R$1,29 por mililitro.

 

 QUASE SEIS MIL REAIS UM LITRO DE TINTA !

 

 PROTESTE ! DIVULGUE ! SALVE O DIREITO DO CONSUMIDOR !

 



Escrito por gtelmo às 00h17
[] [envie esta mensagem] [ ]



6º CONIC- CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

http://www.semesp.org.br/portal/index.php?p=conic_coint2006

Data: 19/11/2006

Local: UNIVERSIDADE GUARULHOS – UNG – GUARULHOS / SP

O SEMESP organiza anualmente o Congresso Nacional de Iniciação Científica, para universitários brasileiros, CONIC – SEMESP, e o Congresso Internacional de Iniciação Científica para universitários estrangeiros, COINT - SEMESP, que visam identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidades, como fator determinante ao exercício da criatividade. As constatações obtidas a partir da aplicação do conhecimento adquirido nas várias áreas do saber, somadas à busca pessoal das potencialidades intelectuais e da autoconfiança inerentes a seus autores, têm no CONIC - SEMESP e COINT – SEMESP a expressão real do que seja a iniciação científica desenvolvida no ambiente acadêmico. CONIC - SEMESP e COINT - SEMESP traduzem, na prática, a iniciação científica propiciada pelas Instituições de Ensino Superior (IES), como forma de contribuição capaz de partilhar dos desenvolvimentos científico e tecnológico perseguidos, especialmente pelo Brasil. Comentário do blog: vale a pena conferir



Categoria: Evento
Escrito por gtelmo às 00h10
[] [envie esta mensagem] [ ]



TELEVISÃO

http://www.natgeo.com.br/misteriosdaciencia/

Classificação:

MISTÉRIOS DA CIÊNCIA Você sabia que a probabilidade de morrer devido ao impacto de um asteróide é quatro vezes maior do que ser atingido por um raio? Este é apenas um dos fatos surpreendentes apresentados nesta série de 13 episódios que aborda algumas das questões que há anos têm intrigado os cientistas. Com a contribuição de alguns dos principais cientistas do mundo, a série examina os novos desenvolvimentos e teorias, apresentando emocionantes histórias de interesse humano, experiências pessoais e a mais moderna computação gráfica para trazer à tona uma ampla gama de assuntos SINOPSE DO EPISÓDIO A energia liberada no impacto de um grande asteróide com a Terra seria equivalente a detonação de todas as bombas nucleares existentes, algo que certamente colocaria um fim à vida em nosso planeta. Mas o que está sendo feito para evitar tamanha catástrofe. Neste episódio, os principais cientistas revelam seus planos para salvar o Terra.

NAO PERCA A partir do dia 1º, todas as segundas-feiras, sempre às 23h                                                                                                           Você sabia?                                                                                                                                                                              Acredita-se que a ocorrência do impacto de um asteróide com a Terra, que matou os dinossauros há 65 milhões de anos, aconteça uma vez a cada 100 milhões de anos.

Quem disse que televisão não serve para nada?

CAÇADORES DE MITOS

Será que um microondas pode se transformar em uma bomba, se colocarmos dentro dele utensílios de metal? E um pão de gergelim? Será que pode provocar um resultado positivo em um teste de drogas? O que dizer então dos implantes de silicone? Afinal, eles resistem ou não a profundidades e alturas? Neste programa, essas e outras questões são desvendadas por Jamie Hyneman e Adam Savage, que combinam elementos da ciência e da tecnologia para tentar provar se as crenças populares são verdadeiras ou falsas.Você viu no Fantástico. Veja no canal original.

http://www.discoverybrasil.com/cacadores_funsite/index.shtml

Comentário do blog: Programas imperdíveis



Categoria: Avaliação
Escrito por gtelmo às 23h51
[] [envie esta mensagem] [ ]



TELEVISÃO

POEIRA DAS ESTRELAS

Classificação:

Professor da universidade americana Dartmouth College, o astrofísico Marcelo Gleiser estréia com o pé direito a sua série sobre ciência,todo domingo, no “Fantástico” Quem não gostaria de um professor particular explicando detalhe por detalhe todas aquelas questões existenciais complicadas: "De onde viemos, o que somos, qual o começo de tudo?". Desde o dia 20 de agosto, no programa "Fantástico", o astrofísico Marcelo Gleiser acompanha você nessa viagem, tentando decifrar a origem do Universo na série "Poeira das Estrelas". "Meu papel é esse", afirma, "eu sou um veículo que transmite o conhecimento". Vem muito mais por aí.

Comentário do blog: uma das coisas boas do Fantástico no meio de tanta futilidade.



Categoria: Avaliação
Escrito por gtelmo às 23h44
[] [envie esta mensagem] [ ]



CULTURA BRASILEIRA

 

RECIFE, sábado, 9 de setembro de 2006

CONSUMO
Brasileiro gasta mais com jogo do que com educação
Publicado em 09.09.2006

Pelo IPCA de julho, despesas com jogo de azar e cigarro pesam mais na inflação do que a compra de livros

INES ANDRADE

As despesas com jogos de azar, cigarro e cabeleireiro contribuíram mais para a inflação de julho do que os gastos com livros, jornais e cursos de idioma, técnico e de informática. Essa comparação reforça a tese de quem acredita que o brasileiro não se preocupa tanto com sua formação intelectual e preparação profissional quanto deveria. Os dados foram retirados da participação de cada item de consumo na composição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA é calculado com base nos gastos das famílias que recebem de um a 40 salários mínimos.

“As pessoas se preocupam mais com supérfluos do que com o desenvolvimento intelectual. O imediatismo toma conta do futuro e do momento presente. O cidadão não compra livro para pensar na formação acadêmica, para se preparar para o futuro”, avalia Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating.

Esse retrato desenhado por Agostini termina por enfraquecer a qualidade da mão-de-obra do mercado de trabalho brasileiro. A raiz do problema, diz o economista, é cultural. “Os filhos vão crescendo sem a cultura da leitura e terminam destinando suas despesas a outros itens”.

Pela média brasileira, a contribuição do item danceteria para a inflação do mês de julho foi de 0,42% – maior do que a registrada na compra de livros e de atividades paralelamente recreativas e culturais como o cinema (0,30%).

Além do problema cultural, Agostini também ressalta que a renda achatada da população limita a expansão de consumo. “Nem sempre existe um descaso do trabalhador. Essas pessoas ficam impossibilitadas de investir na educação”.

Comentário do blog: O problema é sério.



Escrito por gtelmo às 23h18
[] [envie esta mensagem] [ ]



PRATELEIRA

LIVRO

O MUNDO ACABOU

MUNDO ACABOU, O
Autor:  VILLAS, ALBERTO
Editora:
GLOBO
Assunto: BIOGRAFIAS, DIARIOS, MEMORIAS & CORRESPONDENCIAS Livro em português

ISBN  > document.write(sX216290784841776()) 8525041602  1ª Edição - 2006 - 308 pág.

 

http://compare.buscape.com.br/livros.html

 

 

"O Mundo Acabou", livro de memórias do jornalista Alberto Villas, retratando a infância e a juventude do autor em um Brasil mais inocente e cordial. Deixando de lado uma cronologia rígida, a obra é dividida em pequenos textos, esquetes com lembranças que se prestam a uma aproximação afetiva com os personagens e histórias da época, certamente muito familiares a todos os leitores que viveram no período. Os que ainda não haviam nascido ou eram pequenos demais, vão se deliciar ao conhecer o cotidiano dessa classe média de outro tempo, quando os objetos de desejo eram mais simples, e os maiores temores infantis vinham dos purgantes, fortificantes, e claro - do bicho-papão. O livro traz um rico e emotivo panorama da ainda provinciana Belo Horizonte dos anos 60, do Rio de Janeiro - capital artística e comportamental visitada nas férias, da recém construída Brasília.

Comentário do blog: Excelente para todas as gerações.Delicioso



Escrito por gtelmo às 23h13
[] [envie esta mensagem] [ ]



 

BANCA DE REVISTAS

DVDs

 

https://www.planetadeagostini.com.br/detail.php?wrkId=62

Enigmas da História em DVD

Povos e civilizações desaparecidos para sempre, de forma inexplicável; relíquias religiosas – como o Santo Sudário ou o Santo Graal – cuja autenticidade continua a ser discutida ainda hoje; personagens lendárias – sábios, reis ou adivinhos – entre a realidade e o mito; supostos monstros e criaturas que beiram o fantástico...

Planeta DeAgostini apresenta ENIGMAS DA HISTÓRIA EM DVD, uma magnífica coleção de documentários que, com dramatizações muito reais e inúmeras pesquisas historiográficas, abordam os mais interessantes mistérios da História.

Assinando Enigmas da História em DVD pela internet, você recebe gratuitamente uma coleção de minilivros contendo textos integras das obras: Os Lusíadas, O Príncipe, Hamlet, Monarquia, A Ilha do Tesouro, O Avarento, A Queda de um Anjo, O Príncipe, além dos livros O Enigma do Quatro e O Caminho Da Vinci,  e todas as vantagens da assinatura.

Número de Edições: 40

 



Escrito por gtelmo às 23h00
[] [envie esta mensagem] [ ]



BANCA DE REVISTAS

Galileu

http://revistagalileu.globo.com/

Setembro 2006 - Número 182
Bizarro
O novo Picasso
Artista australiano pinta quadros sem pincel
  
Capa: http://revistagalileu.globo.com/Conteudo/biblioteca/image_Show/0,2554,90250,00.gif
Por que não nos livramos dele?
Reedição da mais detalhada biografia de Adolf Hitler reconstrói o ambiente que tornou possível a ascensão do líder nazista. Para historiadores, pensadores e filósofos, o cenário global hoje não é tão diferente assim
  
Eureca
Amante de ciência
Emilie Chatelet contribuiu para dar um rumo à física e à matemática depois do século 18
  

Proibido manobrar
Professor da UnB desenvolve sistema para que carros estacionem sozinhos
A lei do m>ior esforço
Sim, os grandes gênios possuem um “algo mais” que a ciência ainda não explicou. Mas, sem ralar muito, ninguém chega lá
 
Além da conta
Exemplo de estudantes do MIT que fizeram fortuna em Las Vegas mostra como a matemática pode ser nossa aliada contra os cassinos
  
Física para principiantes
Professor da universidade americana Dartmouth College, o astrofísico Marcelo Gleiser estréia com o pé direito a sua série sobre ciência,todo domingo, no “Fantástico”

Comentário do blog: Vale a pena conferir



Escrito por gtelmo às 22h49
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]