Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, FORTALEZA, VARJOTA, Homem, de 56 a 65 anos, French, Spanish, Livros, Viagens
MSN -



Histórico


Categorias
Todas as mensagens
 Link
 Evento
 Citação
 Avaliação
 Objeto de Desejo
 estante
 revistas
 curiosidades
 experimentos


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 PISO SALARIAL AGORA JÁ É REALIDADE
 UOL - O melhor conteúdo
 TELMOCIÊNCIAS
 BOL - E-mail grátis
 TELMOTAHAN
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
 o torto
 Blog de Attico Chassot
 Tecnocientista
 Luis Nassif
 Blog dos Quadrinhos
 Ciência em dia
 Blog desabafo Brasil
 CONTRAPAUTA
 INTERNETÓPOLIS, O IMPERDÍVEL


 
TELMOQUÍMICA - SEU ALMANAQUE ELETRÔNICO




telmoquímica  o seu almanaque eletrônico de ciência e cultura

 04 a 11 de agosto de 2006

Na edição 08:

Ø Editorial

Ø  Manchetes dos jornais internacionais

    Ø           Curiosidade

   Ø          Prateleira: Livros: Gênio Obsessivo e Os Botões de Ñapoleão

Ø             Revistas mensais: Galileu e Scientific American

Sites recomendados:

http://tecnocientista.info/ - curiosidades da ciência

http://achassot.blog.uol.com.br/ - blog do prof. Chassot. Excelente.

http://www.ced.uece.br/mt/ - site do prof. Telmo sobre o grande Malba Tahan

Em construção: http://telmotahan.blogspot.com/ - brevemente no ar

Esta edição está quente. Estamos indignados!!! Ufa!



Escrito por gtelmo às 01h09
[] [envie esta mensagem] [ ]



EDITORIAL

http://www.telmoquimica.zip.net

Queridos(as) amigos(as):

Hoje o blog ganha novas cores. Diante de tanta infâmia estamos protestando. O nosso protesto é contra a truculência e a corrupção. A truculência dos senhores do mundo, seus comparsas lá do Oriente Médio e também bem próximo a nós na nossa América Latina. E para não ficar só nisso, temos ainda a corrupção se alastrando de maneira incontrolável e atingindo também o judiciário.Embora não seja novidade, é um fato de extrema gravidade. Os bandidos estão tomando conta do Brasil. Vejam o que estão fazendo em São Paulo, um estado refém de bandidos. Os fatos, de extrema gravidade, nos conduzem à reflexão e à necessidade imediata de mobilização para legarmos um pouco de esperança e dignidade ao nossos pósteros. Ainda é tempo. Exerça a cidadania. Proteste. Exclua da vida pública os meliantes que estão comprometidos com a corrupção. Reaja! Indigne-se!O Brasil não pode mais esperar e exige medidas urgentes e enérgicas!



Categoria: Link
Escrito por gtelmo às 01h06
[] [envie esta mensagem] [ ]



NOTÍCIAS. NOTÍCIAS. NOTÍCIAS

Agrotóxicos são encontrados em refrigerantes
03/08/2006 Veja a matéria completa em:
http://tecnocientista.info/noticias.asp

Prêmio Nobel de Química idealiza método contra efeito estufa
03/08/2006 Veja a matéria completa em: http://tecnocientista.info/noticias.as

Ciência: Investigadores provam que bactéria converte pó em ouro - Science

http://www.lusa.pt/print.asp?id=SIR-8172159
enviado por CNCoelho

Sydney, Austrália, 14 Jul (Lusa) - Investigadores australianos descobriram provas de que um pequeno micróbio poderá ter o poder de Midas da mitologia grega, por ser capaz de transformar pó em ouro, informa hoje a revista Science. Um grupo de cientistas liderado por Frank Reith analisou grãos de ouro de duas minas australianas situadas a mais de 3.000 quilómetros de distância e descobriram que 80 por cento desses grãos continham no seu interior a bactéria Ralstonia metallidurans. "O que descobrimos sugere que a bactéria pode acumular este ouro", afirmou Reith. A bactéria absorve metais pesados do solo na sua forma dissolvida e converte-os em formas sólidas, menos tóxicas - explicou. "Os metais pesados são tóxicos, tanto para as pessoas como para os microrganismos, em elevadas concentrações".

Comentário do blog: Será o sonho dos alquimistas se materializando?

 A revista Science está disponível na internet



Escrito por gtelmo às 23h47
[] [envie esta mensagem] [ ]



 

Em cartaz: Zuzu Angel


Tempo de Duração: 110 minutos
Site Oficial: www.zuzuangelofilme.com.br
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Sérgio Rezende
Roteiro: Marcos Bernstein e Sérgio Rezende
Elenco
Patrícia Pillar (Zuzu Angel)
Daniel de Oliveira (Stuart Angel)
Sinopse
Brasil, anos 60. A ditadura militar mergulhou o país  no  momento mais cruel e sanguinário de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar) é uma estilista de modas mas seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada e combate as arbitrariedades dos militares. Resumindo: as diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Ela uma empresária, ele lutando pela revolução socialista e Sônia (Leandra Leal), sua mulher, partilha das mesmas idéias. Numa noite Zuzu recebe uma ligação dizendo que  Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam e Zuzu visita uma prisão militar e nada acha. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo. Mas os militares continuam fazendo seu patético teatro e até "inocentam" Stuart por falta de provas, apesar de já o terem executado. Zuzu se torna uma figura  mais incômoda para a ditadura e é morta em "acidente".

Comentário do blog: Vá conhecer a História dos anos de chumbo que os livros "didáticos oficiais" não contam. Recomendamos



Escrito por gtelmo às 23h41
[] [envie esta mensagem] [ ]



VERGONHA

Não dá mais para ficar “neutro”

O que falta acontecer nesse País?

"Que povo é esse que a bandeira empresta para cobrir tanta infâmia e covardia?"

(Castro Alves

 

Sebastião Teixeira Chaves, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, chora em carro da PF após fazer exame de corpo de delito em Brasília; ele foi preso sob acusação de participar de esquema de venda de sentenças judiciais

Até o Judiciário?

Comentário do blog: Sem comentários!!!



Escrito por gtelmo às 23h20
[] [envie esta mensagem] [ ]



GENOCÍDIO E DESTRUIÇÃO

Silenciar diante de tanta infâmia é ser conivente.

Com o apoio integral dos Estados Unidos e o beneplácito da ONU, usando o pretexto da defesa do território, Israel abre duas violentas frentes de batalha visando ampliar suas fronteiras e destruir a resistência palestina e agora o povo libanês.

Libaneses observam escombros em fazenda de Qaa após ataque israelense que matou ao menos 33 civis

As manchetes e as imagens da guerra traduzem todo o ódio da investida israelense contra as populações civis. No dia de hoje foi atingida uma fazenda e seus moradores foram todos assassinados pelas bombas lançadas pelos caças israelenses.

Veja as imagens e comprove você mesmo.

Estamos voltando ao tempo da barbária. Serão os israeleses os novos bárbaros?

Comentário do blog: Até onde vai a sanha destruidora de Israel?

 



Escrito por gtelmo às 23h11
[] [envie esta mensagem] [ ]



IMPRENSA INTERNACIONAL

Notícias de Cuba

Formados en la Isla más de 45 mil profesionales del Tercer Mundo
4.Agosto.06
DESDE 1961 Cuba comenzó a acoger jóvenes de todos los continentes para que estudiaran y garantizaran el futuro desarrollo de sus países. Hoy son más de 45 300 los extranjeros que se han graduado en instituciones cubanas de educación superior y en las de nivel básico y medio.

Universidad de La Habana
Querido Comandante en Jefe:
Aún conmovidos y preocupados por su salud, pero con la serenidad y el optimismo que nos proporciona la certeza de que pronto se va a recuperar y de que sus ideas y ejemplo constituyen la sólida base en que se asienta el futuro de nuestra Patria, los estudiantes, profesores y trabajadores de la Universidad de La Habana queremos enviarle este mensaje.

La frustración y el odio
contra la nación cubana
En Cuba reina la calma, aunque allá en Estados Unidos, y en particular en Miami, le duela a un pequeño grupito de trasnochados de la extrema derecha. La mal llamada transición es una palabra que no forma parte del vocabulario de los cubanos de acá. Para nosotros las noticias hoy hablan de trabajar más y mejor por cumplir el compromiso con Fidel

Comentário do blog: Não podemos ficar indiferentes ante o cinismo daqueles apátridas cubanos e seus protetores norte-americanos que comemoram a enfermidade do comandante Fidel e já traçam planos para a invasão da ilha. Esses gestos violentam a nossa consciência de cidadãos e constituem uma afronta à soberania e a autodeterminação do valoroso povo cubano. Seja solidário. Proteste.



Escrito por gtelmo às 23h02
[] [envie esta mensagem] [ ]



IMPRENSA INTERNACIONAL

 

http://www1.uol.com.br/clarin/

Victoria Tatti INDIANAPOLIS ENVIADA ESPECIAL
vtatti@clarin.com

La delegación de 15 jóvenes científicos argentinos volverá el domingo al país con ganas de mucho festejo. De los ocho proyectos que compitieron en la Feria Internacional de Ciencia e Ingeniería Intel Isef, los de Vanesa Racigh (17) y Hugo Chiardola (20) sedujeron a un estricto jurado que los premió como a los mejores.

No se tenía fe. Pero cuando escuchó el nombre de su ciudad —Comandante Piedrabuena— en un difícil español, saltó de la silla, entre los abrazos de sus compañeros. Tomó aire y atravesó con paso rápido el miniestadio para subir al escenario. Vanesa, una santacruceña de 17 años, se llevó el premio de la Sociedad Americana de Farmacognosia (ciencia que estudia los fármacos de origen vegetal).

Todo empezó con un té que le hizo su abuela. Ella fue quien la invitó a probar por primera vez el Satureja Darwinii. Nunca imaginó que este vegetal la llevaría a descubrir su pasión por la Química. "En mi provincia todos dicen que tiene propiedades medicinales. Me propuse determinarlo científicamente", contó esta alumna del Polimodal "Tognon".
Estudió la composición química del "té pampa" y concluyó que tiene principios activos (timol, espatulenol y linalol) con propiedades antioxidantes, antisépticas, sedativas, expectorantes, hipotérmicas y anticonvulsivas.
"Justamente lo que estamos buscando es lo que ella investigó. La búsqueda de los nuevos potenciales medicinales de las plantas es una gran preocupación de la ciencia", comentó Roy Okuda, un científico de origen japonés, presidente de la Sociedad Americana de Farmacognosia.
Ella promete que va a seguir estudiando el vegetal hasta que sea aprobado para su uso medicinal: "Este fue el primer paso. Ya me estoy preparando para ingresar a la carrera de Química Orgánica en la Universidad de La Plata para continuar mi estudio".
Intel Isef es la Feria de Ciencias más importante del mundo para alumnos preuniversitarios. Este año participaron 1.482 alumnos de entre 12 y 20 años de 47 países en 14 categorías. Ayer se repartieron 4 millones de dólares en premios.

El otro argentino premiado es Hugo Chiardola (20). El conoce bien esta Feria porque este año volvió por la revancha. En 2005 ganó (junto con un equipo de la Escuela Técnica Agroindustrial N 139, de Viale, Entre Ríos) el 2 premio de Ingeniería por el invento de una pasteurizadora de leche portátil. Dedicó un año a perfeccionar su proyecto y volvió a ganar. Esta vez le otorgaron el cuarto premio de Ingeniería.
Una de las claves del proyecto es su bajo costo, unos 1.500 dólares. Con él, Hugo —estudiante de 1ø año de Ingeniería Electromecánica en la UTN de Paraná— dio una solución a los pequeños y medianos productores de leche.

Comentário do blog: São jovens estudantes sendo premiados por descobertas relativamente simples que devem servir de exemplo para milhares de outros estudantes e de estímulo para a reativação das feiras de ciências nas escolas de ensino fundamental e médio e por que não nas escolas superiores?


 



Escrito por gtelmo às 22h39
[] [envie esta mensagem] [ ]



IMPRENSA INTERNACIONAL

Deu no jornal:

ALQUIMISTAS

Foto:

http://graphics10.nytimes.com/images/2006/08/01/science/alchemy.1.600.jpg

 

By JOHN NOBLE WILFORD

Published: August 1, 2006

PHILADELPHIA — Historians of science are taking a new and lively interest in alchemy, the often mystical investigation into the hidden mysteries of nature that reached its heyday in Europe in the 16th and 17th centuries and has been an embarrassment to modern scientists ever since.

Comentário do Blog: Parece que o Jorge Benjor tem razão :"Os alquimistas estão voltando, estão voltando os alquimistas..."

Leia mais:

ALFONSO-GOLDFARB, A. M. . Da Alquimia à Química. 1. ed. São Paulo: Nova Stella ; Editora da Universidade de São Paulo, 1987.



Escrito por gtelmo às 22h25
[] [envie esta mensagem] [ ]



IMPRENSA INTERNACIONAL

Deu no jornal

:

THE TIMES – Londres

Fewer students from poor families at top universities

The agency said that 320 fewer state-educated pupils went to university in 2004-05, down 0.1 of a percentage point from 86.8 per cent the previous year. The percentage of students from low-income families dropped from 28.6 per cent to 28.2 per cent.

Oxford 12.3
Cambridge 12.4
St Andrews 13.1
Bristol 13.4
Royal Academy of Music 14.0
London 15.4
Durham 15.6
Nottingham 15.7
Bath 16.1
Edinburgh 17.1

Comentário do blog: Percebam que lá na rica Inglaterra, como aqui no Brasil, o diferencial não é uma questão de etnia. É de pobreza mesmo.

 



Escrito por gtelmo às 22h17
[] [envie esta mensagem] [ ]



CURIOSIDADE

 

Veja a posição do grupo OH.Existem mais diferenças entre as abelhas do que possa imaginar vossa vã filosofia

Quer saber mais? Leia o livro OS BOTÕES DE NAPOLEÃO.

 Comentário do blog: Veja a resenha do livro nesta edição.

LEIA MAIS! LEIA MAIS! LEIA MAIS!



Escrito por gtelmo às 22h09
[] [envie esta mensagem] [ ]



PRATELEIRA: LIVRO RECOMENDADO

Gênio Obsessivo

http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capas1/654/1387654.jpg

Classificação:

Valor médio: R$ 32,00   Comparar preços

Comentário do editor:A cientista franco-polonesa Marie Curie (1867-1934) tornou-se mundialmente famosa por ter aprofundado, ao lado do marido Pierre, as descobertas sobre a radioatividade. Sua antevisão lhe valeu dois Prêmios Nobel, em 1903 e 1911, e abriu as portas para a era atômica e para avanços cruciais no tratamento de muitas doenças. Mas tamanha celebração esconde uma história de penúria e obstinação - a vida de uma imigrante pobre que chegou a Paris determinada a continuar os estudos e teve de realizar boa parte de suas pesquisas em laboratórios improvisados. Além de acompanhar o dia-a-dia dessas descobertas, 'Gênio obsessivo' desvenda uma mulher obstinada, que enfrentou forte preconceito para se tornar bem-sucedida e independente num mundo dominado por homens. Comentário do blog: O livro traz à tona o sofrimento de Marie Curie e seu enfrentamento dos preconceitos. Madame Curie era mulher, polonesa e judia. A despeito da perseguição que lhe foi movida pela imprensa conservadora, ela se impôs e se afirmou como cientista e uma figura humana extraordinária. Leitura obrigatória para os que combatem preconceitos.



Categoria: Objeto de Desejo
Escrito por gtelmo às 20h59
[] [envie esta mensagem] [ ]



PRATELEIRA: LIVRO RECOMENDADO

Os Botões de Napoleão

http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capas1/945/3197945.jpg

Classificação:

Valor médio: R$ 40,00   Comparar preços

BOTOES DE NAPOLEAO, OS AS 17 MOLECULAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA Autor: LE COUTEUR, PENNY M. Autor: BURRESON, JAY Editora: JORGE ZAHAR Assunto: CIENCIAS EXATAS-QUIMICA.

Comentário do editor:Será que podemos explicar o fracasso da campanha de Napoleão na Rússia, em 1812, por algo tão insignificante quanto um botão? Quando exposto a temperaturas baixas, o estanho se esfarela, e todas as fardas dos regimentos de Napoleão eram fechadas com botões feitos desse material. Com estilo cativante, temperado com diversas histórias curiosas, a professora de química Penny Le Couteur e o químico industrial Jay Burreson fazem uma fascinante análise de 17 grupos de moléculas que, como o estanho daqueles botões, influenciaram o curso da história. Essas moléculas produziram grandes feitos na engenharia e provocaram importantes avanços na medicina e no direito. Além disso, determinaram o que hoje comemos, bebemos e vestimos. Ao revelar as espantosas conexões químicas que unem eventos aparentemente não relacionados, os autores esclarecem que - Por causa da química, a colônia Nova Amsterdã tornou-se Nova York; Um contratempo na limpeza da cozinha com um avental de algodão resultou no desenvolvimento dos explosivos modernos e da indústria cinematográfica; A ânsia dos europeus pela cafeína - um alcalóide que vicia - levou à Revolução Chinesa; Foi um laboratório químico que, em busca de um analgésico potente, criou a heroína. Comentário do blog: Os autores esbanjaram conhecimento e contribuem efetivamente para mostar a presença da química no cotidiano ao longo da história. Leitura agradável e enriquecedora para químicos e leigos. O livro é uma aula completa de Geografia, História e... Química. IMPERDÍVEL!!!



Categoria: Objeto de Desejo
Escrito por gtelmo às 20h40
[] [envie esta mensagem] [ ]



Nas bancas

GALILEU AGOSTO

Capa http://revistagalileu.globo.com/Conteudo/biblioteca/image_Show/0,2554,88881,00.gif

endereço Galileu agosto:

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ESD1063-1707,00.html

Sumário:

 

Futuro do interativo
Televisão por internet, cinema digital e jogos em realidade virtual são algumas das diversões dos próximos anos
  
Pequenos notáveis
Portáteis ou não, aparelhos ficam mais leves
  
O melhor do Hubble
Falha comprova que telescópio vai fazer falta. Veja por quê
  
Queimando o filme
“Obrigado por Fumar” escancara bastidor da indústria do fumo
    
Computador, jogos e festas
Von Neumann viveu pouco, mas influenciou o mundo com o que fez na matemática e na vida pública
  

Os verdadeiros Piratas do Caribe
Universo dos bucaneiros faz sucesso nos cinemas e é o tema de capa da mais nova edição da série de especiais Galileu História
  
Menos petróleo
Plástico feito de açúcar pode diminuir dependência do combustível
  
Picadeiro pop
A maior inovação do circo ergue sua tenda no Brasil: os revolucionários do Cirque du Soleil misturam arte de primeira e sucesso comercial sem cair do trapézio
 
Presos na rede
Estudos e clínicas buscam entender e tratar a dependência de internet:entre 50 e 100 milhões de pessoas no mundo fazem uso patológico da tecnologia
 

 



Escrito por gtelmo às 20h23
[] [envie esta mensagem] [ ]



Nas bancas

SCIENTIFIC AMERICAN DE AGOSTO:

http://www2.uol.com.br/sciam/

 

Sumário:

 

As 10 maiores descobertas do Hubble
MARIO LIVIO

Enquanto esperam pela última missão de manutenção no Hubble, astrônomos refletem sobre as grandes revelações do telescópio espacial

O lado maligno das células-tronco
MICHAEL F. CLARKE E MICHAEL W. BECKER

O potencial de essas células provocarem a formação de tumores está na raiz de alguns tipos de câncer e pode ser a causa de muitos outros

Novos vilões do tabaco
LUCAS SALOMON EJEAN-POL TASSIN

A nicotina não é a única substância responsável pela dependência do tabaco. Há outras moléculas que ampliam seus efeitos

A procura pela superlente
JOHN B. PENDRY E DAVID R. SMITH

Construída com “metamateriais” de propriedades estranhas, ela poderá superar os limites de resolução impostos pelo comprimento da luz que vem do objeto

Saudade da régua de cálculo
CLIFF STOLL

Antes da calculadora eletrônica, ela enchia o bolso de técnicos e cientistas. Vale a pena lembrar o surgimento e a evolução desse engenhoso instrumento

E muito mais...



Escrito por gtelmo às 19h54
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]